Ataque no QuĂȘnia soma 69 mortos e 63 desaparecidos
Publicado em 24 set 2013
Confrontos violentos e chamadas de secessĂŁo tĂȘm causado crescente inquietação entre os cristĂŁos e missionĂĄrios nos municĂpios do Norte e da Costa do QuĂȘnia. Membros da Igreja e missionĂĄrios dizem que as açÔes fazem parte de um plano mais amplo para introduzir a sharia (lei islĂąmica) nas cidades predominantemente muçulmanas da regiĂŁo.
Islamitas afirmaram nessa manhã (24), ainda manter reféns no shopping. Hå relatos de que tiros foram disparados dentro do complexo nesta terça.
A polĂcia queniana anunciou no Twitter que estava desativando explosivos colocados pelos islamitas durante seu ataque. Segundo a agĂȘncia EFE um comandante relatou nas primeiras horas da manhĂŁ que a operação nĂŁo estĂĄ concluĂda. A agĂȘncia Reuters noticiou que militares mataram seis rebeldes dentro do shopping.
Segunda-feira (23/09)
Forças de segurança do paĂs fizeram vĂĄrias tentativas de entrar no centro comercial, mas foram forçadas a se retirar. Segundo autoridades quenianas, militares israelenses e norte-americanos tambĂ©m estĂŁo participando da operação.
A ĂĄrea prĂłxima ao setor comercial estĂĄ isolada e ocupada por forças de segurança, mas hĂĄ pessoas se reunindo no local com o objetivo de ajudar as vĂtimas. Estima-se que jĂĄ tenha sido arrecadado cerca de US$ 250 mil. No inĂcio da manhĂŁ de ontem (23), a KDF informou que a situação deverĂĄ ser controlada em breve.
Entre as vĂtimas estĂŁo trĂȘs cidadĂŁos britĂąnicos, dois franceses, dois indianos, um sul-africano, uma chinesa, um mĂ©dico peruano que trabalha no Fundo das NaçÔes Unidas para a InfĂąncia (Unicef) e no Banco Mundial, um ganĂȘs e um sobrinho do presidente do QuĂȘnia, Uhuru Kenyatta, segundo confirmaram os governos de cada um dos paĂses.
*Com informaçÔes da AgĂȘncia Itar-Tass.
A Redação Portas Abertas Brasil Ă© a equipe editorial com mais de 40 anos de atuação na cobertura da perseguição aos cristĂŁos no mundo. Publica notĂcias baseadas em relatos diretos de correspondentes e cristĂŁos locais em mais de 70 paĂses. Nosso processo editorial Ă© baseado em verificação, contextualização e avaliação de riscos. A identidade das fontes Ă© preservada quando hĂĄ risco de segurança, sem comprometer a veracidade dos fatos.
NotĂcias relacionadas

Matthew Barnes visitarĂĄ igrejas no Brasil em maio de 2026Â

CristĂŁos iranianos mostram fĂ© e generosidade em meio Ă criseÂ




