Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Portas Abertas comemora 35 anos de ministério no Brasil

Portas Abertas • 01 maio 2013


ImagemSite_35.jpg
A publicação do livro O contrabandista de Deus, em 1970, marcou indiretamente o início do ministério da Portas Abertas no Brasil. Foi através dele que Elmira Pasquini soube do trabalho do holandês Anne van der Bijl, conhecido como Irmão André, e interessou-se em também fazer algo em favor de cristãos que pagam um alto preço por conta de sua fé.

Sete anos mais tarde, o Irmão André pregou na Igreja Batista da Liberdade, em São Paulo, para cerca de 800 pessoas. Na ocasião, foi levantada uma oferta para o ministério, mas o Irmão André, ao receber a doação, disse: “”Usem esta quantia para abrir um escritório aqui””. Assim, em 1978, foi formalizada e instituída a base da Portas Abertas no Brasil.


O objetivo, desde o início, era que a Portas Abertas Brasil engajasse o maior número possível de cristãos brasileiros com a causa da Igreja Perseguida. O projeto Ana, criado em 1984, foi uma das primeiras ações da organização nesse sentido. Ele visava mobilizar as cristãs brasileiras em oração pelos irmãos e irmãs que não partilhavam da mesma liberdade que elas – liberdade essa que, em muitos países, não existe até hoje.


O crescimento da organização foi marcado fortemente pela participação dos correspondentes internacionais. Desde 1992, a vinda de irmãos estrangeiros, que trabalhavam diretamente com o campo missionário, já vinha aumentando, mas, a partir de 1995, as visitas ficaram ainda mais frequentes. Nesse mesmo ano, a base brasileira foi se fortalecendo tanto em autossuficiência quanto na contribuição enviada ao trabalho de campo da Portas Abertas Internacional.


Ainda em 1995, foi divulgada no Brasil, pela primeira vez, a Classificação de países por perseguição. Atualizada anualmente, a lista enumera os 50 países em que os cristãos mais sofrem perseguição por seguirem a Jesus.



O ministério cresceu e se expandiu





  • 2001: início do Underground, ministério de jovens da Portas Abertas;

  • 2002: lançamento da nova versão da revista Portas Abertas;

  • 2003: criação do programa de Correspondentes Locais;

  • 2004: divulgação do novo site da organização;

  • 2006: intensificação da mobilização das Igrejas brasileiras no Domingo da Igreja Perseguida (DIP);

  • 2008: fundação do ministério Mulheres do Caminho;

  • 2010: surgimento do ministério Sem Fronteiras.


De volta ao presente
Para as comemorações de aniversário, a Portas Abertas Brasil contará com a presença do norte-americano Jeff Taylor, presidente da Portas Abertas Internacional, e do palestino Bishara Awad, diretor da Faculdade Bíblica Belém.

O culto de aniversário será realizado no dia 4 de maio (sábado), às 18 horas, na Igreja do Nazareno Central de Campinas (Rua José Paulino, 1829, Centro, Campinas, SP). Venha celebrar conosco! Você também faz parte dessa história!