Igrejas domésticas se multiplicam em Cuba em meio à repressão


Desde 1959, é proibido construir templos cristãos em Cuba. Em meio à repressão, milhares de cristãos têm encontrado refúgio espiritual nas chamadas igrejas domésticas. Mesmo sob vigilância constante, essas pequenas congregações continuam crescendo e se tornando essenciais para a sobrevivência da fé na ilha. Entenda como é a perseguição a cristãos em Cuba na Lista Mundial da Perseguição 2026.
As igrejas domésticas são grupos cristãos que se reúnem e fazem cultos dentro das casas de pastores e membros da comunidade cristã. Segundo dados da associação ASCE Cuba, existem entre 20 mil e 30 mil igrejas domésticas ativas no país. Elas funcionam sem placas, sem autorização e, muitas vezes, sob risco de repressão.
Igrejas oferecem apoio material e social em Cuba
Aarón* e Alicia*, líderes de uma dessas igrejas, enfrentaram intimidação logo no início do ministério. Após uma simples atividade infantil, um desconhecido fotografou o casal de líderes cristãos e, dias depois, autoridades do Departamento de Assuntos Religiosos os visitaram. “Ficamos com medo, mas sabíamos que era obra do Senhor”, diz Aarón.
A legislação cubana não proíbe igrejas domésticas por escrito, mas, na prática, elas são monitoradas e frequentemente reprimidas. Veja o testemunho do pastor Miguel, que foi interrogado cinquenta vezes por compartilhar o evangelho em Cuba.
“O governo insiste que as atividades religiosas devem ocorrer apenas em edifícios de igrejas oficiais. Mas o problema é que essas igrejas precisam estar sob controle do governo”, Armando, voluntário em Cuba
Com o colapso do sistema educacional estatal e a crise social crescente, igrejas domésticas se tornaram centros de apoio espiritual e material. Em zonas rurais, muitos pastores ensinam de valores cristãos até higiene básica.
“Se a igreja não ensinar valores, a necessidade espiritual e moral nunca será suprida”, afirma Abraham*, líder de uma igreja doméstica no campo. Apesar da intimidação, Alicia e Aarón se recusaram a parar. “Todo sábado, continuamos. Ensinamos a Bíblia, ajudamos com tarefas escolares e até ensinamos higiene básica. Mas o risco é enorme”, diz Aarón.
*Nomes alterados por segurança.
Lista Mundial da Perseguição 2026
Veja curiosidades e citações dos cristãos nos lugares onde são mais perseguidos. Confira agora no mapa e e-book gratuitos da Lista Mundial da Perseguição 2026.
Notícias relacionadas


Igrejas domésticas se multiplicam em Cuba em meio à repressão


Golpe em Mianmar completa cinco anos e cristãos seguem no centro da violência





