Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

O que é o Dia de Doar?

Movimento de generosidade contagia empresas e população a contribuírem com organizações sem fins lucrativos
Portas Abertas • 02 dez 2025
A generosidade nas doações permite que cristãos perseguidos recebam Bíblias, alimentos e outros itens de necessidade básica

O Dia de Doar é um movimento global de solidariedade que incentiva o apoio a organizações sem fins lucrativos. Ele sempre acontece na terça-feira após o Dia de Ação de Graças, última quinta-feira do mês de novembro, do calendário norte-americano. No Brasil, a mobilização existe desde 2013 para fortalecer as iniciativas sociais e ampliar a ajuda aos cristãos perseguidos. O Dia de Doar é destaque nas redes sociais com as hashtags #DiadeDoar e #GivingTuesday.

Os dados da pesquisa Doação Brasil 2024, do Instituto para o Desenvolvimento de Investimento Social, garantem que 78% dos brasileiros maiores de 18 anos e com renda familiar maior do que um salário mínimo fizeram ao menos uma doação no ano, de diversas formas, como voluntariado, dinheiro e bens.

Como os cristãos perseguidos foram impactados pelo Dia de Doar? 

Em anos anteriores, o Dia de Doar possibilitou a doação de Bíblias, alimentação, roupas, treinamento, apoio jurídico e cuidados pós-trauma a cristãos perseguidos em diferentes países. Alguns dos beneficiados foram cristãos refugiados norte-coreanos. Eles receberam abrigo, alimentação e remédios. Um deles testemunha:  

“Sempre que recebemos esses suprimentos básicos, somos lembrados de nossa vocação em Cristo. Agradecemos aos nossos irmãos ao redor do mundo por suas orações e apoio amoroso. Sempre que enfrentamos dificuldades e tempestades espirituais, sabemos que não precisamos ter medo. Sua ajuda é verdadeiramente inestimável para nós.”

A viúva Uchat também recebeu socorro após perder o marido durante um ataque de extremistas islâmicos na Nigéria. Ela recebeu cuidado pós-trauma que mudou sua vida.

“No momento em que perdoei os agressores, senti alívio no meu coração. Parei de sentir aquela amargura. Eu sempre sentia meu coração acelerar quando pensava neles. Mas não sinto mais isso depois que os perdoei. Não sinto mais essa dor”, reconhece.  

Como participar do Dia de Doar?

Para participar do Dia de Doar, basta escolher uma organização confiável e fazer uma doação com o valor proposto no coração. Além disso, é possível compartilhar e criar posts em redes sociais para estimular os amigos e familiares a exercitarem a generosidade.

A Portas Abertas une-se a esse movimento de generosidade, fundamentada em um de seus valores centrais: “Nossa tarefa é atender às solicitações da Igreja Perseguida”. Este é o momento de ser luz e esperança na vida dos irmãos e irmãs perseguidos ao redor do mundo.

Por meio da campanha Presentes de Esperança, é possível iluminar a dura realidade dos cristãos perseguidos e tornar a esperança deles visível novamente. As contribuições dos cristãos brasileiros atendem a necessidades urgentes dos nossos irmãos, como Bíblias, discipulado, educação, alimentação e cuidados pós-trauma.

Conheça os cinco Presentes de Esperança e veja com qual deles você quer presentear um cristão perseguido neste Dia de Doar.

Bíblias para cristãos secretos afegãos

A Bíblia é a bússola que guia cristãos secretos no Afeganistão. Eles não podem se reunir para crescer na fé, mas, com a palavra de Deus, são fortalecidos para resistir à perseguição. Presenteie dois cristãos afegãos com a Bíblia em seu idioma. 

Discipulado via rádio para norte-coreanos 

Cristãos precisam resistir e responder à perseguição biblicamente na Coreia do Norte, mas sem discipulado isso é impossível. Por meio de programas de rádio clandestinos, os seguidores de Jesus são encorajados com discipulado, leituras bíblicas, louvores, sermões, testemunhos e treinamento. Contribua para a transmissão de programas de discipulado clandestinos via rádio para norte-coreanos.

Educação para crianças e jovens na Nigéria

Desde que Maria encontrou a Cristo, ela perdeu o apoio da família e o acesso à educação, pois seu pai, um muçulmano, se recusou a pagar as mensalidades escolares. Essa realidade é comum para crianças e adolescentes que deixam o islã para seguir a Jesus. Ajude a pagar mensalidades escolares da nova geração de cristãos na Nigéria.

Socorro para desabrigados em Mianmar

A guerra civil em Mianmar obrigou muitos cristãos a deixarem suas casas e comunidades. Com o terremoto em março de 2025, as necessidades de água, alimentação e remédios dos seguidores de Jesus que vivem deslocados ficaram ainda maiores. Doe duas cestas básicas para famílias cristãs desabrigadas.

Cuidados pós-trauma para cristãos em Burkina Faso

Cristãos são traumatizados ao perderem suas famílias e entes queridos durante ataques extremistas em Burkina Faso. O pastor John perdeu o filho e vários membros de sua igreja em um desses ataques. Mas, com cuidados pós-trauma, o líder cristão superou a dor e teve a esperança renovada. Apoie um cristão atacado com cuidados pós-trauma.

Seja luz para um cristão perseguido

Aproveite o Dia de Doar para abençoar um cristão perseguido. Escolha um Presente de Esperança e faça sua doação agora.