Perguntas e respostas sobre a Lista Mundial da Perseguição

A Lista Mundial da Perseguição (LMP) é um material publicado anualmente pela Portas Abertas, apresentando os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos em todo o mundo e como a perseguição afeta a vida dos seguidores de Jesus nesses países.
Reunimos nesta página as dúvidas mais comuns sobre a LMP. Se a sua dúvida não estiver aqui, basta enviar um e-mail para falecom@portasabertas.org.br.
Por que a Nigéria continua em 7º lugar e não subiu de posição se foram relatados tantos casos de violência em 2025?
A Nigéria ainda é o epicentro global da violência contra os cristãos, responsável por cerca de 72% dos assassinatos de seguidores de Jesus durante o período de pesquisa da LMP 2026 (1 de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025). Essa violência é, em grande parte, praticada por grupos extremistas islâmicos que atacam comunidades cristãs impunemente. Por esse lado, é fácil olhar para a Nigéria como um “resumo” do que acontece com a igreja em toda a África Subsaariana, onde o radicalismo islâmico criou raízes e é uma fonte constante de pressão contra nossos irmãos e irmãs.
Mas a Nigéria também é diferente, como se fossem dois países em um só. Há regiões onde a igreja é influente e vive de maneira estável, crescendo e transformando as comunidades onde está inserida. Essas realidades tão distintas são o que torna difícil entender a Nigéria como um todo e o que permite que outros países, completamente tomados pela perseguição, sejam classificados como mais perigosos na LMP.
Por que a Síria subiu tantas posições na LMP 2026, ultrapassando a Nigéria?
Na LMP 26, a Síria subiu 12 posições em comparação com a LMP 25, o maior salto da lista. O principal motivo para isso é o aumento na violência e os ataques armados contra igrejas. A pressão na vida diária também contribuiu para essa mudança de posições.
Quando o regime de Assad caiu, em dezembro de 2024, a incerteza sobre o futuro da igreja era grande, pois havia a chance de que o novo governo perseguisse os cristãos. Apesar dos esforços da nova liderança em incluir os seguidores de Jesus nessa nova Síria, a instabilidade política abriu espaço para que grupos extremistas ameaçassem e atacassem a igreja. Lugares que antes eram seguros para os cristãos, não são mais, colocando essas famílias em meio ao fogo cruzado.
Por que o número de igrejas atacadas diminuiu tanto na LMP 2026? Isso é uma boa notícia?
Não é exatamente uma boa notícia, mas um lembrete de que esse número considera apenas as igrejas atacadas ou fechadas durante o período da pesquisa (1 de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025). Há provavelmente centenas de milhares de igrejas que permanecem fechadas ou destruídas ao redor do mundo.
Um exemplo disso é a Argélia. Todas as 57 igrejas evangélicas no país foram fechadas entre os períodos de pesquisa da LMP 2024 e 2025. Para 2026, não restou nenhuma igreja para ser fechada, então o número naturalmente diminuiu, mas a história por trás desse índice não pode ser interpretada como uma boa notícia.
Também é impossível saber quantas igrejas secretas foram abertas durante o período, então não podemos dizer se o número de congregações aumentou ou diminuiu.
Por que a Coreia do Norte permanece em primeiro lugar na Lista Mundial da Perseguição 2026?
Pouca coisa mudou em relação à perseguição na Coreia do Norte. O país ampliou seu poderio militar em 2025 e procurou estabelecer novas relações diplomáticas, chegando a permitir o turismo para cidadãos russos, mas ainda assim, a Coreia do Norte continua sendo uma das ditaduras mais brutais do mundo e um lugar onde o cristianismo é combatido com veemência.
Por que, em muitos casos, a identidade real dos cristãos perseguidos precisa ser omitida?
Quando uma igreja é pressionada, seus membros podem não conseguir dizer ao mundo o que está acontecendo – ou de serem honestos sobre o assunto. Além da Argélia, há países no Norte da África, como a Tunísia e a Mauritânia, onde os cristãos precisam ser cuidadosos com o que dizem se não quiserem colocar sua liberdade em risco.
Na China, as regulações do governo limitam cada vez mais o que pode ser dito abertamente pelos cristãos, ficando muito difícil entender o limite entre a submissão às autoridades, descrita na Bíblia, e a coerção do Estado. É por isso que, muitas vezes, preservar a identidade de um cristão é a única forma de garantir que essa pessoa não tenha problemas por causa da fé em Cristo.
Há perseguição apenas nos 50 países da Lista Mundial da Perseguição?
Não. A Lista Mundial da Perseguição apresenta os 50 países onde a igreja é mais perseguida. A Portas Abertas monitora a perseguição aos cristãos em todo o mundo. Atualmente, há mais de 70 países sendo observados.
A Lista Mundial da Perseguição tem viés político?
Não. A Portas Abertas não é contra nenhum país ou regime político. Somos a favor de Jesus Cristo e de seus seguidores onde quer que eles estejam. A Lista Mundial da Perseguição não leva em conta a ideologia política de um país como critério para determinar sua pontuação. São as ações contra os cristãos, seja por qualquer motivo, que impactam a posição de um país na Lista Mundial da Perseguição.
É possível encontrar cristãos que não são perseguidos nos países da Lista Mundial da Perseguição?
Sim. Em alguns países da LMP, certas regiões podem apresentar pouco ou nenhum grau de perseguição, enquanto outras, geralmente ocupadas por grupos criminosos ou extremistas, podem ser locais de grande risco para a igreja. Para saber mais sobre algum país em específico, visite seu perfil na página da LMP.
Por que o Brasil não está na Lista Mundial da Perseguição?
A Portas Abertas entende que o Brasil é um país com ampla liberdade de culto, acesso livre à Bíblia e nenhuma pressão ou risco de violência relacionados à fé cristã. “Definimos perseguição quando o cristão experimenta, como resultado de sua identificação com Jesus Cristo, atitudes hostis, ações sistemáticas de cerceamento da liberdade, encarceramento, hostilidade verbal e violência do Estado e da família”, explica Marco Cruz, secretário-geral da Missão Portas Abertas.
Por que México e Colômbia estão na Lista Mundial da Perseguição?
Apesar de serem países onde a maioria dos cidadãos se declara cristão, a presença de guerrilhas armadas e cartéis de drogas no México e na Colômbia representam uma ameaça diária nas vidas dos cristãos que vivem em regiões controladas por esses grupos. O trabalho das igrejas na recuperação de dependentes químicos e seu posicionamento público contrário à ação desses grupos armados transforma os seguidores de Jesus e seus familiares em alvos dos criminosos.
Além disso, em regiões indígenas, aqueles que se convertem e abandonam as tradições locais passam a ser perseguidos pela própria comunidade. Muitos podem ser expulsos, terem acesso a serviços básicos negados ou enfrentam outras formas de violência e pressão.
Por que países de maioria cristã estão na Lista Mundial da Perseguição?
Países onde a maioria ou grande parte dos habitantes se declara cristã, como Camarões e Nigéria, também podem ser locais onde a fé cristã representa um risco aos seguidores de Jesus. Normalmente, a ação de grupos criminosos ou extremistas religiosos contra a igreja é determinante para que cristãos precisem abandonar suas casas, enfrentem violência física e psicológica ou percam seu sustento.
Há igrejas abertas ao público na China. Por que o país está na Lista Mundial da Perseguição?
Na China, as igrejas que não estão alinhadas com a filosofia do governo são consideradas ilegais e sofrem pressão por parte das autoridades. Para conseguir uma autorização de funcionamento, as igrejas precisam cumprir diversas exigências, como a proibição de menores de idade em todas as suas programações. Além disso, os sermões e outras atividades das igrejas são monitoradas. Por isso, muitas igrejas preferem não obter o registro, tornando-se igrejas não reconhecidas pelo governo. E cada vez mais, o regime tem fechado o cerco, proibindo até mesmo publicações cristãs na internet. Assim, são vários fatores que contribuem para a perseguição aos cristãos na China.
Quando um país cai de posição na Lista Mundial da Perseguição, isso quer dizer que a perseguição diminuiu?
Nem sempre. Um exemplo disso é o Afeganistão, que já ocupou a 1ª posição e hoje está na 11ª. Desde a tomada do Talibã em 2021, muitos cristãos fugiram do Afeganistão. A queda em posições não significa que há menos perseguição, mas há menos cristãos no país ou que vivem de forma ainda mais secreta, sem que ninguém saiba de sua existência – consequentemente, isso diminui a pontuação do Afeganistão na LMP, enquanto outras nações continuaram aumentar o índice de pressão e violência.
Posso divulgar a Lista Mundial da Perseguição em minha igreja?
Sim. Você pode divulgar a Lista Mundial da Perseguição em qualquer igreja que visitar. Caso haja interesse, você também pode convidar um representante da Portas Abertas para falar sobre a Igreja Perseguida em seu culto ou evento. Clique aqui para agendar gratuitamente.
Como baixar a Lista Mundial da Perseguição?
Clique aqui para baixar gratuitamente o mapa e o e-book da Lista Mundial da Perseguição.
Como posso imprimir o mapa da LMP em um formato maior?
Baixe o mapa em formato PDF e imprima em sua casa ou em alguma gráfica no tamanho que preferir. Clique aqui para baixar o mapa gratuitamente.
Artigos relacionados

Raio-x da violência aos cristãos

Você sabe qual é o Dia da Liberdade de Culto?






