A perseguição na Síria
Os contínuos conflitos na Síria transformaram o território em um solo fértil para a perseguição aos cristãos, principalmente em áreas dominadas por extremistas islâmicos. Com o surgimento da pandemia de COVID-19, a situação piorou e muitos seguidores de Jesus estão deslocados pelo país em busca de um lugar seguro para viver.
Ao norte do país, a invasão do exército turco no final de 2019 causou instabilidade e foi usada por extremistas como disfarce para atacar os cristãos locais. Já em áreas controladas por jihadistas, tornar pública a fé em Jesus é algo proibido. Além disso, igrejas locais são fechadas ou destruídas.
Apesar das regiões controladas pelo governo serem mais seguras para os cristãos, eles ainda são vítimas de sequestro. Mas os ex-muçulmanos que decidem seguir a Jesus enfrentam a hostilidade dos familiares, pois eles consideram a conversão como uma desonra.
Conheça Joseph
Em julho de 2012, Joseph, a esposa e os três filhos precisaram fugir de Irbin para Damasco, após a invasão de rebeldes. Quando o governo assumiu o poder novamente em 2018, ele não pensou duas vezes em visitar o local onde nasceu e criava os filhos. Mas a expectativa acabou em tristeza ao ver tudo destruído.
No mesmo dia, o cristão teve a ideia de abrir um restaurante no local e ajudar a restaurar a cidade. Ele então foi ajudado por um líder do Centro de Esperança e conseguiu apoio dos parceiros da Portas Abertas. O restaurante e café “Al Youssef” foi inaugurado em 2021.
Por meio desse negócio, Joseph emprega outras pessoas da comunidade e tem tornado a vida possível em Irbin novamente. “O dinheiro que vocês estão doando está realmente salvando famílias das cinzas. Vocês estão dando uma dose de esperança e otimismo para pessoas quebradas e exaustas”, agradece o cristão.
*** O valor da doação é uma sugestão e pode ser alterado***
Ao doar para qualquer projeto, você se torna um parceiro e recebe de presente a assinatura da Revista Portas Abertas, com validade de um ano.
Caso o valor arrecadado ultrapasse o orçamento do projeto, as doações serão utilizadas em outras necessidades do campo.