Reconstrução no Iraque

Ajude um país devastado pelo Estado Islâmico a se refazer

Ao longo dos últimos 30 anos tem havido uma fuga em massa de cristãos do Iraque. Essa situação piorou desde que o Estado Islâmico invadiu o país, em 2014, levando ainda mais cristãos a fugir. Agora, muitos deles já voltaram para suas cidades, que precisam ser reerguidas. Ao doar R$ 96,50, você possibilita a reconstrução de casas e igrejas no Iraque.

A perseguição no Iraque

A igreja iraquiana está severamente enfraquecida devido à enorme perseguição dos últimos anos, principalmente com o deslocamento em massa forçado pelo Estado Islâmico em 2014. A igreja no Iraque tem um enorme desafio pela frente para impedir a extinção do cristianismo em seu país.

A reconstrução de casas é a primeira coisa necessária para possibilitar a volta de cristãos para suas cidades, muitas delas totalmente destruídas pela ocupação do Estado Islâmico. Ao reconstruir casas e igrejas, o objetivo é fazer com que cristãos retornem para suas cidades, tendo, também, igrejas onde congregar. Com isso, a presença cristã pode ser mantida, levando luz onde há trevas.

Conheça Mathi

O cristão iraquiano Mathi não imaginava que veria sua cidade voltar à vida após sua primeira visita a Qaraqosh, apenas algumas horas depois da libertação. “Eu apenas chorava, pois não podia acreditar como uma cidade tão bonita havia se transformado em uma área devastada. As casas foram destruídas ou incendiadas, havia lixo na rua; foi totalmente abandonada, não dava para morar”, relembra.

Mas enquanto Mathi andava pela cidade naquele primeiro dia de libertação, algo mudou dentro dele. Ele conta: "Decidi voltar e reconstruir minha casa aqui; não sabia como, mas sabia que encontraria um caminho". Um comitê foi formado para planejar a reconstrução da cidade. E, recentemente, Mathi recebeu uma ligação deles: “Eles me disseram que iriam reconstruir minha casa. Isso me trouxe uma alegria que não consigo descrever; agora eu poderia reconstruir minha casa, morar lá novamente, mesmo que o Estado Islâmico tenha tentado nos destruir”, alegra-se o cristão.

Ainda há uma jornada pela frente, mas Mathi é encorajado pelo apoio e cuidado contínuos da igreja em todo o mundo. “Fico feliz que eles estejam pensando em nós e em nosso sofrimento. Isso me ajuda a mostrar aos meus filhos que não estamos sozinhos neste mundo, que ainda há humanidade”, conclui o iraquiano.

Você pode ajudar! Com uma doação, você ajuda a reconstruir casas de famílias cristãs e igrejas no Iraque.

Ao doar para qualquer projeto, você se torna um parceiro e recebe de presente a assinatura da Revista Portas Abertas, com validade de um ano. (Sabemos que a pandemia da COVID-19 afetou muitos parceiros e, por essa razão, estamos estendendo o período de recebimento da Revista Portas Abertas de 12 para 15 meses após a última doação, a partir de abril de 2020).

Caso o valor arrecadado ultrapasse o orçamento do projeto, as doações serão utilizadas em outras necessidades do campo.

R$
INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE