Vietnã adota “estilo chinês” de restringir liberdade religiosa
O Vietnã tem sido considerado pelo Departamento de Estado dos EUA como um “”país de preocupação especial”” por conta da repressão à liberdade religiosa. E um novo decreto de 1º de janeiro pode reforçar isso.
O Decreto 92 tem o objetivo de restringir severamente a liberdade de culto no Vietnã, colocando em prática “”procedimentos pelos quais as organizações religiosas deverão registrar suas atividades, lugares de culto e clérigos para poder operar abertamente ou para solicitar um reconhecimento oficial””. O decreto vai continuar proibindo igrejas cristãs que operam “fora da lei”. Organizações religiosas tentarão intervir nesse caso representando 11 diferentes religiões, incluindo budistas, católicos, protestantes e tradicionais.
Líderes da Igreja e de várias religiões estão se manifestando contra o novo decreto, que substitui uma lei anterior aprovada em 1995. O chefe da Igreja Budista Unificada do Vietnã (uma organização não reconhecida) diz que a nova lei permitirá que o governo restrinja os cultos religiosos mais severamente do que antes.
Da mesma forma, cristãos de Hanoi disseram à agência de notícias Asia News que a decisão do Vietnã de modelar suas políticas religiosas ao exemplo chinês é “”draconiana”” e “”atrasada””.
Ativistas de todo o país têm trabalhado para acabar com a “terrível” perseguição religiosa, inclusive contra cristãos tribais.
Acesse nosso catálogo de produtos e saiba como doar através de nossas campanhas.
Notícias relacionadas

Adolescente é renegada pelo pai após conversão na Nigéria

Jovens cristãos enfrentam grande pressão no Irã


