Por que o Domingo da Igreja Perseguida?* (5)

| 10/05/2005 - 00:00


Porque o Senhor Jesus mandou. 

Não que o Senhor Jesus tenha mandado que realizemos o Domingo da Igreja Perseguida, mas, seus ensinos e seus mandamentos dão fundamento a todo esforço de consciência e mobilização visando o crescimento e a preservação do Reino.

Nas semanas anteriores, este espaço discutiu quatro temas ligados à Igreja Perseguida: necessidade, unidade, missões e fraternidade. Hoje, o tema é obediência.

O texto a seguir é uma despretensiosa compilação de textos bíblicos em que o Senhor Jesus Cristo nos fala da perseguição e suas raízes, fala do apoio mútuo e da unidade. Fala também da importância da obediência.

A compilação não reflete nenhuma exegese rigorosa e não pretende esgotar o assunto. Aliás, o leitor fica convidado a oferecer outras referências relacionadas ao tema. Tudo com o objetivo de inspirar aqueles que decidam-se a participar do Domingo da Igreja Perseguida.

1. Não vim para trazer paz à terra, não vim trazer paz, mas espada... (Mt 10.34)
2. Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça pois deles é o Reino dos céus. Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. (Mt 5.10,11)
3. Bem aventurados serão vocês quando os odiarem, expulsarem e insultarem e eliminarem os nomes de vocês como sendo mau, por causa do Filho do homem. (Lc 6.22)
4. Se me perseguiram, também perseguirão vocês... (João 15.20)
5. Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo... (Mt 10.22)
6. Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus... (Mt 5.44,45a)
7. Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe... (Mt 12.50)
8. E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá sua recompensa... (Mt 10.42)
9. Portanto, quem ouve minhas palavras e as pratica, é como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha... Mas quem ouve minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia... (Mt 7.24,26)
10. Minha oração não é apenas por eles, rogo também por aqueles que crerão em mim por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. (Jo 17.20,21a)

22 de maio de 2005, Domingo da Igreja Perseguida: porque o Senhor Jesus mandou.

Douglas Monaco - Secretário Geral Portas Abertas Brasil

*Conforme promessa feita em "Um dia para marcar a história de sua igreja", entre 12 de abril e 10 de maio, este espaço discutiu cinco motivos para participar do Domingo da Igreja Perseguida. Em 12/4 o tema foi "Porque eles precisam", em 19/4 "Porque é um gesto de Unidade", em 26/4 "Porque é parte do esforço missionário", e em 3/5, "Porque são nossos irmãos" e hoje: "Porque o Senhor Jesus mandou". Agora é com você. Em 22 de maio, celebre o Domingo da Igreja Perseguida: um dia para marcar a história de sua igreja.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE