Números da perseguição

| 13/09/2005 - 00:00


O início de um novo mês é um momento propício para um balanço de como têm andado as coisas entre os países mais restritos à fé cristã. Nesse sentido, uma boa amostra é o conjunto de notícias publicadas no site Portas Abertas.

Em agosto, as notícias se concentraram no sudeste asiático, houve uma distribuição balanceada entre as extremidades superior e inferior da classificação de países por perseguição, e dois países mostraram-se os mais freqüentes: Índia e China.

Ao mesmo tempo, os cinco primeiros colocados não foram tão presentes. Arábia Saudita, Vietnã, Laos e Irã tiveram uma notícia cada e Coréia do Norte não teve notícia nenhuma.

Tudo isso reflete alguns pontos importantes.

1. O sudeste asiático tem se mostrado um foco de hostilidades. O caso de maior notoriedade foi o assassinato do missionário americano Martin Burnham, ocorrido em 2002, nas Filipinas, mas muitos outros têm se seguido. Em agosto, quase metade das notícias publicadas no site Portas Abertas vêm daqueles países. Bangladesh, Indonésia, Vietnã, Laos, Sri Lanka e Índia responderam por 24 das 56 notícias publicadas no mês.

2. Os países mais intolerantes possivelmente sejam os de maior dificuldade na divulgação de informações. Sabe-se de muitos problemas para cristãos nos cinco primeiros da lista, por exemplo. Portas Abertas tem acompanhado de muito perto tudo o que acontece nesses locais. Ao mesmo tempo, muitas informações são inacessíveis, difíceis de publicar ou sigilosas, com forte impacto sobre a segurança das pessoas envolvidas.

3. Um país que tem tido forte divulgação na mídia em geral como local de abertura social, evolução de mentalidade, crescimento econômico com potencial repercussão sobre a liberdade da igreja é a China. Em contraste a esse clima, a China continua como o 9º país mais intolerante à fé cristã e, no mês de agosto, foi o 2º colocado em freqüência de notícias no site Portas Abertas. Há muito ainda a interceder por essa grande nação.

4. A China só foi suplantada por um país. O primeiro colocado nas notícias sobre hostilidades contra cristãos durante agosto foi a Índia. Esse fato traz uma novidade e certa apreensão. A Índia caiu de posição na lista de classificação de países por perseguição entre  2004 e 2005, o que deveria se refletir em menos problemas. Entretanto, os casos de enfrentamento têm ganho mais e mais notoriedade.

Eis aqui a lista completa dos países que foram notícia no site no mês de agosto, com o respectivo número de artigos publicados.

(34º) Índia - 9
(9º) China - 8
(37º) Indonésia - 6
(46º) Bangladesh - 4
(13º) Paquistão - 2
(15º)Uzbequistão - 2
(16º) Eritréia - 2
(19º) Sudão - 2
(21º) Iraque - 2
(2º) Arábia Saudita - 1
(3º) Vietnã - 1
(4º) Laos - 1
(5º) Irã - 1
(18º) Egito - 1
(25º) Nigéria - 1
(26º) Cuba - 1
(29º) Sri Lanka - 1
(36º) Colômbia - 1
(47º) Jordânia - 1
(47º) Quênia - 1
Países não restritos - 8

Total = 56 notícias

Que esses números sejam mais do que componentes de uma triste estatística. Que eles nos levem a renovar nosso compromisso de orar e de apoiar nossos irmãos espalhados pelo mundo que tanto sofrem por causa de sua fé em Jesus Cristo.

Douglas Monaco
Secretário Geral - Portas Abertas Brasil


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE