Portas Abertas • 14 abr 2015
De acordo com um relatório da agência de notícias Reuters o vídeo foi filmado no estilo clássico do Boko Haram, mas o orador foi filmado a uma distância muito grande, impossível de identificação. Como de costume, o suposto líder estava no cerrado semideserto cercado por quatorze homens armados e mascarados com quatro jipes militares ao fundo. Dois dos homens armados estavam segurando bandeiras negras do Boko Haram.
Ele ainda negou a existência de um acordo de cessar-fogo com o governo e denunciou Danladi Ahmadu como representante do Boko Haram no Chade, como o governo tem falado. ""Quem disse que estamos dialogando ou discutindo com alguém? Você está falando sozinho. Não conheço ninguém com o nome de Danladi. Se encontrá-lo agora, vamos cortar a cabeça dele"", diz o homem no vídeo. ""Tudo o que estamos fazendo é abatendo pessoas com facões e atirando em pessoas com nossas armas. Vamos acabar com os cristãos. Guerra é o que queremos.""
Não houve resposta imediata do governo, que até a semana passada tinha esperança de um acordo de paz, que anunciam desde outubro. A insegurança no nordeste da Nigéria aumentou na semana passada, com a invasão de Mubi, a segunda maior cidade do estado de Adamawa, que representa um dos maiores centros comerciais do país.
Os militantes mataram dezenas de pessoas e obrigaram milhares a fugir quando eles invadiram a cidade, roubando bancos, incendiando o principal mercado e aproveitando o palácio do governo para içar sua bandeira negra. ""Eu vi muitos corpos mortos no mato e muitas pessoas feridas estavam implorando por ajuda, especialmente crianças e mulheres"", disse James Audu, cristão que conseguiu escapar ao ataque.
Muitos milhares de cristãos que fugiam de ataques do Boko Haram no estado de Borno tinham encontrado refúgio em Mubi, mas a cidade está em perigo de ataque há muito tempo. Um mês atrás, o Boko Haram já havia avisado aos cristãos que a cidade seria atacada.
Pedidos de Oração
© 2024 Todos os direitos reservados