Estado Islâmico assume controle de metade da Síria

| 21/05/2015 - 00:00


21_Siria_0260010112

O grupo radical Estado Islâmico tomou nesta quinta-feira (21) o controle pleno de Palmira, no deserto sírio, colocando o patrimônio mundial na antiga cidade em risco de destruição, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Com a conquista de Palmira, o grupo passa a controlar mais de metade da Síria. Ainda de acordo com o OSDH, os jihadistas dominam uma área de 95 mil quilômetros quadrados, pouco mais de 50% do território total do país. Homs e Deir al-Zour, duas cidades disputadas pelos extremistas e forças leais a Assad, podem ser os próximos alvos.

A cidade de Palmira tem uma importância estratégica, pois serve de ligação entre a província síria de Deir Al Zur, um dos redutos do Estado Islâmico, e o Iraque, nos arredores de Damasco. As ruínas de Palmira estão na lista do Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco).

A entidade condenou a destruição do sítio arqueológico de Palmira, dizendo que seria uma ""enorme perda para a humanidade"".

""Palmira é um extraordinário patrimônio da humanidade no deserto e qualquer destruição ocorrida em Palmira seria não apenas um crime de guerra, mas também uma enorme perda para a humanidade"", disse Irina Bokova, diretora da organização.

Leia também
Cristãos em Hassaka, na Síria, estão ilhados pela guerra
Guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas
A Síria precisa das suas orações


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco