A perseguição aos cristãos em Omã

A situação geral para os cristãos, sejam convertidos do islamismo ou expatriados, na sociedade omani não mudou muito nos últimos anos

Portas Abertas • 13 nov 2020


A pontuação para violência permaneceu baixa no país, apesar do aumento com relação ao ano anterior

A pontuação para violência permaneceu baixa no país, apesar do aumento com relação ao ano anterior

A média de pressão aos cristãos em Omã, país do Oriente Médio, está em um nível muito alto, de 12 pontos, subindo 0,5 em comparação com o ano anterior. Nos últimos anos, a situação geral para cristãos na sociedade omani não mudou muito. Apesar de todas as esferas da vida mostrarem níveis de pressão altos ou muito altos, a pressão é claramente mais alta na vida privada, família e igreja.

Isso reflete, por um lado, a difícil situação para cristãos convertidos, que enfrentam uma pressão muito alta da família. Por outro lado, a vida na igreja é difícil para cristãos convertidos e expatriados, já que o proselitismo e a integração de convertidos ex-muçulmanos são socialmente inaceitáveis. A pontuação para violência permaneceu baixa apesar do aumento de 1,7 para 2.

 

A perseguição aos cristãos por gênero

Quanto à perseguição às mulheres, elas se encontram em uma posição vulnerável no país. A sociedade é muito conservadora e suas vidas são controladas por pais, maridos e guardiões. Na cultura islâmica omani, mulheres são vistas como menos valiosas que homens, mesmo em processos judiciais. O mais comum é que elas fiquem na casa da família com os filhos. Isso encoraja um pensamento em que a mulher é vista como menos capaz de muitas formas, o que também tem um impacto na fé, já que não se espera que mulheres tenham suas próprias opiniões religiosas.

Esse ambiente se torna especialmente difícil para convertidas ex-muçulmanas. Geralmente, a pressão da família é mais sentida por mulheres e meninas. Isso, unido ao controle social, pode ser visto como uma das muitas barreiras existentes para prevenir mulheres de se converter e se encontrar com cristãos. Além disso, os maus-tratos a trabalhadores estrangeiros, incluindo abuso sexual, permanece um problema de alta importância.

Para homens cristãos expatriados, a pressão por causa da fé é mais enfrentada no ambiente de trabalho. Já para homens convertidos, o impacto é muito mais abrangente. É provável que serão banidos pelas famílias, resultando em amplas exclusões sociais. As famílias não os ajudarão mais e perderão acesso a produtos de necessidades diárias, geralmente providos pela família. Além disso, encontrar emprego será mais difícil e nenhuma família permitirá que a filha case com um homem que não respeita a própria família.

Pedidos de oração

  • Ore para que Deus quebre as fortalezas espirituais em Omã, que bloqueiam as pessoas de aceitar o evangelho e se comprometer com Cristo.
  • Peça por fé e dedicação para que os cristãos testemunhem para os omanis.
  • Agradeça ao Senhor pelos omanis que reconheceram o Senhor Jesus como filho de Deus.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco