Portas Abertas • 15 set 2020
Ameaças são feitas e cultos nas igrejas interrompidos com muita frequência
A Índia está entre os dez primeiros países mais hostis ao evangelho. Desde que o BJP, partido nacionalista hindu, assumiu o poder, em 2014, a perseguição tem aumentado no país. O grau de agressividade de todos os tipos de organizações hindus cresceu nos últimos anos. Elas alegam que a Índia pertence ao hinduísmo e que outras religiões deveriam ser eliminadas do país. O hinduísmo radical é, de longe, o maior perseguidor de cristãos na Índia. Ele é violento e está em todas as partes.
Outras formas de nacionalismo religioso na Índia que pioram o grau de perseguição podem ser vistas nas atividades de budistas radicais em Ladakh, neobudismo em Maharashtra e Uttar Pradesh e siquismo radical em Punjab. Desde 2014, o nacionalismo religioso também está influenciando grupos tribais.
As principais fontes de nacionalismo religioso na Índia são oficiais do governo, líderes de grupos tribais, líderes religiosos não cristãos, grupos extremistas hindus, cidadãos comuns e partidos políticos. Oficiais do governo nos níveis local e estadual podem pressionar os cristãos grandemente, devido ao seu alinhamento com grupos radicais hindus. Os líderes de grupos tribais, por sua vez, pressionam os cristãos por abandonar a cultura de seus ancestrais e por insultar a religião da tribo, que é o hinduísmo.
Os líderes religiosos não cristãos são os maiores responsáveis por disseminar um sentimento anticristão entre as massas hindus. Além do BJP (partido do atual primeiro-ministro, Narendra Modi), outros grupos extremistas são ativos na Índia, como VHP, RSS, Sangh Parivar, naxalitas e outros. No nível do vilarejo, a comunidade desenvolve um importante papel na perseguição aos cristãos. Geralmente, são os moradores locais que, na prática, têm atitudes hostis contra os cristãos, como espancamento, incêndio de igrejas e destruição de cemitérios cristãos.
Parentes próximos dos convertidos rapidamente consideram a conversão ao cristianismo como um motivo de vergonha para a família e agem de acordo com o que acham justo nesses casos. O BJP é o braço político do RSS (uma organização paramilitar nacionalista hindu) e é o “pai” de todos os tipos de radicalismo hindu na Índia. Todos os principais líderes do BJP vêm do RSS; aliás, todos os membros do BJP são membros do RSS ou de uma de suas 35 ramificações. Com o BJP no poder, radicais hindus se sentem à vontade para perseguir aos cristãos e desfrutar de impunidade.
A pressão aos cristãos
A média de pressão aos cristãos está em um nível alto, tendo diminuído de 13,6 para 13,5. A opressão dos hindus para com os cristãos, especialmente contra convertidos, está presente em todos os níveis da sociedade, variando do nível pessoal à igreja e nação. Cristãos experimentam oposição a conversões e batismos constantemente. A lei anticonversão foi imposta em pelo menos 9 estados. Ameaças são feitas e cultos nas igrejas interrompidos com muita frequência.
Embora todas as esferas da vida mostrem altos índices de pressão, ela é mais alta na nação. Os cristãos experimentam o aumento das restrições nessa área: mais estados estão considerando a introdução das leis anticonversão para colocar um fim nas conversões à força. A mídia está cada vez mais negativa e o nível de impunidade de militantes hindus tem aumentado ainda mais.
Já a pontuação para violência alcançou 14,8 pontos, uma redução dos 15,2 do ano anterior. Isso teve um grande impacto, já que menos cristãos foram mortos no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2020 (1 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019). Entretanto, das 12 categorias de violência usadas na análise, a maioria recebeu a pontuação máxima. Violência física e ataques a reuniões religiosas de cristãos são as duas formas mais frequentes de perseguição na Índia.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados