Portas Abertas • 24 jul 2020
A pressão aos cristãos, principalmente convertidos, permanece muito alta
Com 66 pontos, o Marrocos se classificou em 26° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. O país marcou 63 pontos no ano anterior e ficou em 35° lugar. A principal razão para o aumento de três pontos é o número de incidentes violentos relatados. Como resultado, a pontuação da violência aumentou radicalmente de 1,5 para 4,1 pontos.
A média de pressão aos cristãos está em um nível muito alto, 12,5 pontos, tendo subido de 12,3 do ano anterior. A pressão aos cristãos, principalmente convertidos, permanece muito alta. A pressão é extrema na igreja. Isso reflete as limitações que as igrejas expatriadas enfrentam se tentam compartilhar a fé com outros e como o governo tem sufocado efetivamente a comunhão entre as comunidades convertidas.
A próxima pontuação mais alta é encontrada na família, 13,3 pontos, o que reflete a pressão que os convertidos têm enfrentado quando querem praticar a nova religião em público: se batizar, casar ou mesmo ser enterrado de uma forma cristã é difícil e eles enfrentarão pressão da família, sociedade ou até mesmo do governo, especialmente nas áreas rurais.
A pontuação para violência subiu de 1,5 para 4,1 pontos. A razão para esse aumento é devido a relatos de vandalismo a propriedades da igreja, um alto número de cristãos que foram detidos, bem como um maior número de cristãos que foram forçados a se casar.
O índice de pressão geral aos cristãos tem se arrastado desde 2016 e aumentado até um nível muito alto. Em todas as esferas da vida a pressão aumentou no período entre 2016 e 2019. Os níveis pareceram se estabilizar em 2020, exceto na comunidade, que mostra outro aumento significativo. A pressão está em um nível extremo na igreja nos dois últimos períodos de pesquisa. O número de incidentes violentos no período de 2015 a 2018 foi muito baixo, mas a pontuação tem subido já que incidentes mais violentos são mais registrados que antes.
Pedidos de oração
© 2025 Todos os direitos reservados