Alvaro volta para Samarinda após tratamento na Malásia

O tratamento do menino, que foi vítima de bombardeio em igreja da Indonésia, terá pausa de 2 a 3 anos por recomendação médica

Portas Abertas • 22 fev 2019


O pequeno Alvaro, da Indonésia, conta com suas orações por sua completa recuperação

O pequeno Alvaro, da Indonésia, conta com suas orações por sua completa recuperação

O pequeno Alvaro Sinaga, de 5 anos e meio, é um dos sobreviventes do bombardeio a uma igreja de Samarinda, na Indonésia, em novembro de 2016. No bombardeio, várias crianças ficaram feridas e uma veio a falecer. No dia 1 de fevereiro de 2018, ele começou o tratamento em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Embora a família não tivesse meios de pagar o tratamento, eles decidiram levá-lo para a Malásia porque na cidade deles o processo estava muito lento.

Os pais de Alvaro creram que Deus proveria o necessário e assim o fez. Com o apoio financeiro da Portas Abertas, do governo e de outros cristãos que ouviram sua história, eles puderam dar o tratamento ao filho. Em dezembro de 2018, o médico liberou Alvaro para voltar para Samarinda, embora ele ainda não tenha se recuperado totalmente. A mãe de Alvaro, Novita Sagala, explica: “Nem em todas as partes do couro cabeludo começou a crescer cabelo ainda e o lado direito do rosto ainda precisa de outras cirurgias. Ele não consegue esticar o dedo indicador da mão direita. Ele mexe os dedos facilmente, mas ainda não consegue segurar nada fortemente. Mas agora, graças a Deus, ele consegue segurar uma caneta”.

Um dia Alvaro perguntou para a mãe: “Mas então quando é que minha cabeça, rosto e mão direita vão voltar ao normal como do lado esquerdo?”. “Isso partiu meu coração, mas eu tenho que ser forte e colocar um sorriso no rosto na frente dele. Então eu disse: ‘não hoje, mas o médico disse que eles vão examinar de novo, eu prometo’. Eu não queria que ele se sentisse inseguro”, compartilha Novita.

Alvaro é conhecido no hospital por ser um menino forte, alegre e corajoso, apesar de ter passado por cirurgia após cirurgia. Mas o médico decidiu parar o tratamento, dizendo aos pais: “Eu sei que ele é um menino muito forte, mas tomar tanta anestesia tão novo pode não ser bom a longo prazo”. Assim, eles vão esperar mais dois ou três anos para checar de novo e planejar as próximas cirurgias para arrumar o que ainda está faltando. Você pode saber mais sobre a saúde mental de Alvaro na segunda parte dessa história.

Pedidos de oração

  • Interceda pela total recuperação física e emocional de Alvaro.
  • Clame para que seus pais tenham força e paciência durante todo o tratamento que ainda será necessário.
  • Peça que Deus abra uma porta de emprego para o pai de Alvaro.

Leia mais
Crianças vítimas de bombardeio agradecem por encorajamento
Duas irmãs se recuperam de trauma em Samarinda
Nova audiência sobre bombardeio em igreja de Samarinda

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco