Amor de forma prática em um vilarejo comunista do Laos

Como cristãos da tribo Bru alcançam seu povo com o evangelho, mostrando o amor de Deus através de serviços de saúde

| 19/07/2019 - 06:00

Cristãos da tribo Bur fazem curso de agente de saúde, uma forma de levar o evangelho a sua comunidade remota

Cristãos da tribo Bur fazem curso de agente de saúde, uma forma de levar o evangelho a sua comunidade remota


O líder comunista chinês Mao Zedong definiu o comunismo da seguinte forma: “O comunismo não é amor, mas um martelo que esmaga o inimigo”. No dia em que o Laos completa 70 anos de independência, terminamos de contar uma história que revela como o amor de Cristo tem vencido o “martelo que esmaga o inimigo” em um vilarejo comunista nas montanhas do Laos.

Após o incidente relatado na notícia anterior, Anya* começou a procurar um modo de mostrar para as autoridades e para a comunidade que ele não havia se tornado um traidor de seu povo, mas que sua nova fé, na verdade, o fez amar seu povo ainda mais. Os parceiros locais da Portas Abertas ajudaram Anya a encontrar como ele poderia fazer isso de forma prática e a solução foi treiná-lo para ser um agente de saúde.

Anya faz parte da tribo Bru, “o povo que vive na floresta” e que frequentemente é encontrado em vilarejos remotos nas montanhas do Laos. Nesse contexto, a área da saúde pode ser um grande desafio – geralmente significa duas horas de viagem em estradas de barro até o hospital ou clínica mais próximos.

Como agentes de saúde, cristãos fazem diferença na comunidade

Como essa tribo tem acesso limitado a educação, eles geralmente não conhecem primeiros socorros básicos e, por isso, muitos se voltam para os xamãs para encontrar respostas para os problemas de saúde. No entanto, a solução que eles oferecem nem sempre funciona. Assim, os parceiros locais da Portas Abertas começaram a treinar cristãos da tribo Bru em cuidados básicos de saúde. O treinamento tem duração de dois anos, com oito módulos que vão desde lidar com artrite e AVC até ajudar uma mulher a dar à luz.

Anya já concluiu o curso e agora pode usar o conhecimento adquirido para mostrar o amor de Deus ao povo da sua tribo. Ele testemunha: “Agora, a perseguição não é tão dura quanto era antes, pois sou um agente de saúde. Agora que fiz o curso e aprendi a fazer as coisas, as crianças já não têm medo de mim. Eu agradeço a Deus por me ajudar a fazer esse treinamento. Obrigado”.

Outro cristão Bru que também fez o curso, chamado Moun*, disse: “Havia uma mulher sangrando muito e um rapaz cujos braços estavam sempre dormentes, mas eu apliquei o que eu aprendi e, graças a Deus, eles foram curados. Eles começaram a ir para a igreja e até convidaram outros para irem também”.

Hoje, a igreja de Anya tem 580 membros. O martelo não pôde esmagar a fé deles e a foice não pôde cortá-la. De fato, com uma fé firme e um kit de primeiros socorros, Anya e outros cristãos estão ajudando a espalhar o evangelho entre o povo Bru do Laos.

*Nomes alterados por segurança.

Pedidos de oração

  • Agradeça a Deus por seu agir poderoso em meio a essa comunidade e pela firmeza dos cristãos no propósito de abençoar seus perseguidores.
  • Louve a Deus pelos irmãos que fizeram o curso de agente de saúde e ore para que Deus os capacite a serem excelentes, expressando o cuidado de Deus com esse povo.
  • Interceda para que eles sejam usados para suprir não só as necessidades físicas, mas também espirituais dos moradores do vilarejo.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE