Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Ataques a cristãos marcam início de 2026 na Nigéria 

O Norte da Nigéria é a área mais afetada pelos ataques
Portas Abertas • 08 jan 2026
Os ataques têm sido recorrentes desde o Natal de 2025 (foto representativa)

Desde o Natal de 2025, vários estados no Norte da Nigéria têm sofrido ataques. Aldeias e igrejas cristãs na região continuam entre as mais vulneráveis diante da crescente insegurança. Entenda como a perseguição afeta cristãos na Nigéria na Lista Mundial da Perseguição 2025

O ataque mais recente aconteceu no dia 4 de janeiro, no estado de Níger, quando homens armados desconhecidos invadiram um mercado local no vilarejo de Demo. Eles incendiaram barracas e saquearam alimentos. Segundo uma fonte da Portas Abertas, que vive em uma comunidade vizinha a Demo, os agressores podem ser parte dos Lakurawa, do Boko Haram, do ISWAP ou militantes fulani, já que esses grupos vivem em uma floresta que faz fronteira com as áreas de governo local próximas. 

Alguns dias antes, ataques deixaram pessoas mortas no estado de Plateau. Na véspera de Ano Novo, ao menos nove pessoas perderam a vida na comunidade de Bum, na Área do Governo Local de Jos South, que, segundo parceiros locais da Portas Abertas, é uma comunidade cristã.  

Os incidentes aconteceram pouco depois de um dos ataques recentes, no dia 29 de dezembro de 2025, quando combatentes do Boko Haram e do ISWAP atacaram aldeias na Área do Governo Local de Hong, no Estado de Adamawa. Saiba mais sobre o ataque em Adamawa aqui.  

Ore por um ano de paz para cristãos na Nigéria 

“Meu pai, meu irmão e um dos meus filhos foram assassinados quando bateram à nossa porta. Nove pessoas foram mortas ao todo, e algumas ficaram feridas e foram levadas ao hospital”, disse uma testemunha a parceiros locais da Portas Abertas. 

No dia seguinte, dois líderes cristãos ficaram gravemente feridos quando bandidos atacaram a casa paroquial da igreja, na vila de Mararaba. Eles foram levados a um hospital próximo para tratamento.  

No estado de Plateau, também houve pelo menos dois grandes ataques. “Nunca tivemos problema. Eles trazem o gado das aldeias vizinhas para pastar e nós permitimos. Nunca houve disputa entre nós”, relatou o líder cristão após os ataques em Plateau. 

Quebre o silêncio pelos cristãos na Nigéria 

A Portas Abertas está mobilizando a igreja global para unir suas vozes pelo fim da violência contra cristãos na África Subsaariana. Queremos levantar um milhão de assinaturas para mostrar que nossos irmãos na fé não estão sozinhos. Participe agora assinando a petição Desperta África

Um mulher olha para frente vestida com uma bata e turbante rosa com partes azuis e um lenço amarelo em volta de seu colo. No fundo marrom, lê-se "pelo fim da violência na África Subsaariana" e o botão em laranja "Assine a petição"