Ataques aéreos preocupam cristãos na Síria

O conflito entre o exército turco e o curdo ameaçam a paz no Norte do país

Portas Abertas • 22 nov 2022


Muitos cristãos vivem no Norte da Síria, região afetada pelo combate

Muitos cristãos vivem no Norte da Síria, região afetada pelo combate

[Atualizado em 23/11/2022 às 16h] 


O governo turco executou ataques aéreos contra a
Síria e contra a região curda do Iraque no último sábado à noite, 19 de novembro. Segundo o Observatório de Direitos Humanos da Síria, mais de 30 pessoas do exército curdo e militares sírios foram mortas.    


Muitas áreas próximas
às cidades de Kobanî, Dêrik, Ad Darbasiyah, Ayn Issa e Tal Rifaat foram atingidas, no Norte da Síria. Segundo o exército turco, os alvos eram apenas as bases militares curdas, mas fontes locais afirmaram que estações de energia elétrica e outros edifícios civis foram atingidos.  


Conflito de longa data
 


Desde 2016, a Turquia ataca e toma vilarejos no Norte da Síria. Isso desencadeou um conflito paralelo à
guerra civil síria. Nele, ambos os países, Turquia e Síria, trocam bombardeios e ataques aéreos na disputa pelo controle de territórios. Na semana passada, por exemplo, um conhecido centro comercial de Istambul, capital da Turquia, foi alvo de um ataque de bombas.  


As autoridades turcas acusam o grupo armado sírio-curdo YPG como responsável pelo ataque de Istambul. O YPG negou o envolvimento no atentado. Há muitos meses a população no Norte da Síria
teme novas ofensivas turcas. Os ataques aéreos aumentaram a insegurança.   


Esperança e temores
 


Em outubro, a Portas Abertas imprimiu dez mil Novos Testamentos em sorâni, um dos dialetos curdos. Dois mil deles foram distribuídos nas regiões montanhosas e o restante em outras regiões do Curdistão. Os pedidos de Bíblias continuam aumentando. O conflito político não impediu que mais pessoas estejam abertas para o evangelho.
  


Por outro lado, muitos cristãos que vivem no Norte da Síria pedem orações
da igreja brasileira para que os traumas e destruições trazidos pela guerra não voltem a dominar a nação. Ore pela paz na Síria. 


Alimente cristãos sírios 


Os conflitos tornam necessidades básicas, como alimentação, um verdadeiro desafio para os cristãos na S
íria. Com uma doação, você ajuda a Portas Abertas a levar o alimento e encorajamento de que esses irmãos na fé perseguidos precisam. 

Pedidos de oração 

  • Ore pela restauração da paz na Síria e pela proteção dos cristãos no Norte do país. 
  • Interceda pelos líderes cristãos sírios para que orientem com sabedoria as igrejas e cristãos traumatizados.  
  • Rogue ao Senhor que o coração dos governantes e combatentes seja transformado e preenchido pela graça salvadora de Jesus.

     

 


Rodapé da campanha de envio de alimentos para a Síria. Na imagem, três cristãs estão perto de uma mesa em um dos Centros de Esperança. Todas usam avental cinza e toucas de cozinha. Duas estão sentadas, enrolados bolinhos e descascando vegetais, enquanto uma delas está em pé servindo a comida que estava na panela. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco