Portas Abertas • 22 nov 2022
Muitos cristãos vivem no Norte da Síria, região afetada pelo combate
[Atualizado em 23/11/2022 às 16h]
O governo turco executou ataques aéreos contra a Síria e contra a região curda do Iraque no último sábado à noite, 19 de novembro. Segundo o Observatório de Direitos Humanos da Síria, mais de 30 pessoas do exército curdo e militares sírios foram mortas.
Muitas áreas próximas às cidades de Kobanî, Dêrik, Ad Darbasiyah, Ayn Issa e Tal Rifaat foram atingidas, no Norte da Síria. Segundo o exército turco, os alvos eram apenas as bases militares curdas, mas fontes locais afirmaram que estações de energia elétrica e outros edifícios civis foram atingidos.
Desde 2016, a Turquia ataca e toma vilarejos no Norte da Síria. Isso desencadeou um conflito paralelo à guerra civil síria. Nele, ambos os países, Turquia e Síria, trocam bombardeios e ataques aéreos na disputa pelo controle de territórios. Na semana passada, por exemplo, um conhecido centro comercial de Istambul, capital da Turquia, foi alvo de um ataque de bombas.
As autoridades turcas acusam o grupo armado sírio-curdo YPG como responsável pelo ataque de Istambul. O YPG negou o envolvimento no atentado. Há muitos meses a população no Norte da Síria teme novas ofensivas turcas. Os ataques aéreos aumentaram a insegurança.
Em outubro, a Portas Abertas imprimiu dez mil Novos Testamentos em sorâni, um dos dialetos curdos. Dois mil deles foram distribuídos nas regiões montanhosas e o restante em outras regiões do Curdistão. Os pedidos de Bíblias continuam aumentando. O conflito político não impediu que mais pessoas estejam abertas para o evangelho.
Por outro lado, muitos cristãos que vivem no Norte da Síria pedem orações da igreja brasileira para que os traumas e destruições trazidos pela guerra não voltem a dominar a nação. Ore pela paz na Síria.
Os conflitos tornam necessidades básicas, como alimentação, um verdadeiro desafio para os cristãos na Síria. Com uma doação, você ajuda a Portas Abertas a levar o alimento e encorajamento de que esses irmãos na fé perseguidos precisam.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados