Portas Abertas • 11 jan 2018
Os ataques dos pastores de cabra fulanis são cada vez mais frequentes (Foto ilustrativa)
Pastores de cabras fulanis atacaram comunidades no estado de Benue, matando várias pessoas no último sábado (6), reporta o diário nigeriano This Day. Na noite anterior, 6 vilarejos do estado de Adamawa também foram atacados, fazendo vítimas fatais e deixando casas e objetos de valor destruídos.
O ataque no sábado de manhã em Benue pegou os moradores desprevenidos. Testemunhas disseram que os fulanis tinham armas sofisticadas e atiravam em qualquer um que estivesse à vista. Eles eram milhares. Não se sabe ainda o número exato de vítimas, porque várias pessoas, inclusive mulheres e crianças, continuam desaparecidas. Uma testemunha estimou pelo menos 49 mortos. Os pastores de cabras desafiaram as forças mistas do exército e da polícia nigeriana, que haviam sido enviadas para vilarejos de Benue após ataques recentes.
No estado de Adamawa as aldeias atingidas foram Tambo, Tambo Jumo, Luru, Bakule, Jifan e Bakopi. Eles atacaram das 21h até meia-noite sem nenhuma resistência de forças de segurança. Ao menos dez pessoas foram mortas e propriedades que valiam milhões foram destruídas. As tensões haviam aumentado alguns dias antes, quando os fulanis invadiram fazendas, fazendo com que os aldeões se unissem para defender suas colheitas e perseguir os pastores de cabras. Mas os atacantes retornaram depois.
Pedidos de oração:
Leia mais:
Na Nigéria, Ano Novo começou com ataques a cristãos
Ataques a cristãos se estendem por todo o país
Dezesseis cristãos são mortos ao sair de culto da virada
© 2025 Todos os direitos reservados