Baixa no Boko Haram pode influenciar libertação de meninas de Chibok

O governo do Chade liderou uma ofensiva que matou extremistas e destruiu refúgios do Boko Haram

Portas Abertas • 6 abr 2020


Familiares das 112 meninas de Chibok não têm notícias das sequestradas pelo Boko Haram

Familiares das 112 meninas de Chibok não têm notícias das sequestradas pelo Boko Haram

Após o Boko Haram atacar o Chade e matar 98 soldados em 23 de março, o presidente Idriss Deby liderou uma ofensiva contra os extremistas na ilha do lago Chade, no final de semana passado. Os soldados do país em observação pela Portas Abertas exterminaram dezenas de combatentes e prenderam alguns líderes do grupo extremista islâmico. Também foram descobertos e destruídos cinco abrigos deles.

Durante a operação, o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, pediu que os soldados não fugissem, porque tinham o favor de Alá. "Povo do Chade, deixe-nos em paz; esta operação não é aprovada pelo Alcorão. Não é a vontade do profeta Muhammed, mas se vocês quiserem continuar, Deus também nos ajudará porque ele é maior que vocês. Meus lutadores, tenham coragem. Sou eu, Abubakar Shekau, o líder de vocês", afirmou durante o combate.

De acordo com o analista da Portas Abertas na África Subsaariana, a reação do governo do Chade em relação ao grupo extremista pode favorecer as pessoas que ainda estão sob domínio do Boko Haram, como as 112 meninas de Chibok, que foram sequestradas em 2014, quando estavam em uma escola nigeriana. “Precisamos orar para que essa ofensiva crie uma oportunidade para libertação dos reféns. Por outro lado, devemos interceder pelas comunidades do Sul do Níger, Norte da Nigéria e Norte de Camarões, que podem esperar um aumento da insegurança à medida que os combatentes desalojados do Chade fogem para lá, se os respectivos governos não tomarem medidas decisivas para manter o povo seguro", completou.

Canal de cura para uma cristã

O Boko Haram fez muitas vítimas por onde passou. Muitas mulheres perdem os maridos e filhos durante os ataques, outras enfrentaram todos os tipos de abuso dos radicais islâmicos, assim como as meninas de Chibok. Por isso, elas precisam de encorajamento para continuar a viver. A Portas Abertas trabalha para que as mulheres, que são mais vulneráveis na sociedade da África Subsaariana, sejam fortalecidas e curadas de acordo com os princípios bíblicos. Seja a resposta de oração de uma cristã da Nigéria.

Pedidos de oração

  • Agradeça a Deus pelo posicionamento das autoridades em relação ao extremismo islâmico. Peça que o Senhor dê sabedoria e estratégia para que mais ações dos radicais sejam frustradas e os reféns consigam a libertação.
  • Interceda pelos cristãos na África Subsaariana, para que sejam protegidos dos ataques extremistas e sejam luz de Cristo a todos que entrarem em contato com eles.
  • Ore para que o Espírito Santo abra os olhos dos extremistas islâmicos para enxergarem a Deus verdadeiramente. Clame para que Jesus seja reconhecido como salvador da vida deles e mude a mente e o coração de cada combatente.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco