Portas Abertas • 25 mai 2020
No Golfo, os cristãos são aconselhados a ficarem ocultos durante o Ramadã, para que os muçulmanos não percebam a presença de "infiéis" entre eles
Neste mês, a Revista Portas Abertas trata do Ramadã, que acabou há dois dias, em 23 de maio. Nesse contexto, apresentamos um pouco de como é o Ramadã para os cristãos na fortemente islâmica região do Golfo Pérsico. Lá, os cristãos são uma pequena minoria e estão sob pressão constante, pois vivem com medo de serem falsamente acusados de blasfêmia e outras ofensas. Isso pode ser aumentado durante o Ramadã.
Para entender melhor, conversamos com Hanna*, que serve a Igreja Perseguida na região do Golfo. Ela nos conta que, muitas vezes, em algumas partes do Golfo, se os cristãos são vistos bebendo água ou consumindo alimentos, podem ser levados pelas autoridades e ter a cabeça raspada como punição pública e demonstração de disciplina por comer durante o Ramadã. Se um cristão é ouvido mexendo sua xícara de chá, isso também pode ser uma ofensa que pode levar a tumultos, como já aconteceu no passado.
Hanna explica que durante o Ramadã o mau tratamento aos cristãos pode variar de assédio diário a explosões de raiva. “Os cristãos têm que permanecer ocultos nesse período, porque o simples fato de vê-los ou ouvir o som deles lembra os muçulmanos do fato de que esses ‘infiéis’ não estão mantendo o mesmo jejum”, afirma.
Ela continua dizendo que o jejum no Ramadã é rígido, mas é também a época do ano em que muita hipocrisia é exposta. “O Ramadã serve para abrir os olhos. Vemos o quão forte é a comunidade de muçulmanos à nossa volta, o quão diligentes eles são em todas as noites que recitam o Alcorão e como eles se reúnem como uma irmandade muito forte”, diz a colaboradora.
Para ficar inteirado do que acontece na Igreja Perseguida, você pode receber a Revista Portas Abertas mensalmente em casa. Ao assinar a revista, você se torna parceiro da Portas Abertas no serviço de assistência aos cristãos perseguidos. Ao mesmo tempo, terá a oportunidade de ser edificado ao ler inúmeros testemunhos de fé e do que o Senhor tem feito entre nossos irmãos e irmãs da Igreja Perseguida. Faça já sua assinatura!
*Nome alterado por segurança.
© 2025 Todos os direitos reservados