Como os cristãos nigerianos celebram o Natal

Muitos moradores do estado de Plateau não têm possiblidade de comemorar a data por conta de ataques

Portas Abertas • 22 dez 2018


Na Nigéria, cristãos deixam de comemorar o Natal por conta de ataques de extremistas

Na Nigéria, cristãos deixam de comemorar o Natal por conta de ataques de extremistas

Nós ouvimos cristãos nigerianos no estado central de Plateau, que são muito afetados pela violência. Enquanto o grupo islâmico Boko Haram ganhou notoriedade por seus ataques a civis, militares e cristãos, uma segunda fonte de violência é considerada uma ameaça mortal. Grupos armados étnicos de pastores nômades fulani atacam vilas, casas e pessoas no estado de Plateau, na Nigéria. Os fulani são em sua maioria muçulmanos e com frequência as terras para a qual levam seus rebanhos pertencem a agricultores cristãos. Portanto, embora os confrontos sejam inicialmente sobre recursos, eles são vistos por lentes religiosas. Muitas das comunidades atacadas por pastores fulani dizem não receber ajuda do governo.

Solomon Dachung Danboyi perdeu quatro sobrinhos em um ataque na vila de Diyan. Muitos outros parentes foram hospitalizados. Afirmou que nem ele, nem os pais dos garotos poderiam pensar em celebrar o Natal. “Nós queremos apenas um tempo para orar silenciosamente em nossa casa”, disse. Autoridades do governo local foram acusadas de serem cúmplices dos pastores envolvidos nos ataques, algo que acontece por mais de cinco anos. Além disso, a família teve perdas financeiras. “Nossas plantações foram completamente destruídas. Onde nós arrumamos dinheiro para a celebração?”.

Para a advogada, Sarah Dalyop, que vive em Jos, os custos se acumularam quando ela e sua família tiveram dificuldades em pagar custos médicos para dois de seus irmãos e outros parentes feridos em diferentes ataques em Riyom. “Parentes tiveram que contribuir para o transporte dos corpos das vítimas que morreram no hospital de volta para as vilas para serem enterrados”, ela disse. As festas planejadas para o ano novo também foram canceladas. Essa foi uma decisão unânime para honrar as pessoas mortas nos ataques à vila.

Presentes de esperança
Ataques do Boko Haram e pastores islâmicos fulani têm deixado muitas mulheres cristãs viúvas. Com isso, elas precisam assumir a responsabilidade dos cuidados e sustento da família. Com a sua doação, você ajuda a levar esperança para uma viúva, garantindo alimentos para ela e sua família durante três meses.

Leia também
Jovem cristão perde toda família em ataque fulâni
Pedido de uma cristã perseguida da Nigéria
Ore pelas eleições na Nigéria

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco