Coreia do Norte tem festa semelhante ao Natal

Os homenageados em toda a nação são os integrantes da família Kim

| 23/12/2019 - 17:30

O retrato de Kim Jong-sook (à direita) ao lado do marido Kim Il-sung (à esquerda) e do filho Kim Jong-il (ao centro)

O retrato de Kim Jong-sook (à direita) ao lado do marido Kim Il-sung (à esquerda) e do filho Kim Jong-il (ao centro)


No dia 24 de dezembro haverá festa na Coreia do Norte, mas o motivo não é o milagre do nascimento de Jesus, e sim o aniversário de Kim Jong-sook, esposa de Kim Il-sung e avó do atual líder da nação.  De acordo com Timothy Cho, um cristão norte-coreano que vive no Reino Unido, acontecem celebrações públicas e as escolas, universidades, fábricas e todas as cidades são envolvidas por uma atmosfera semelhante ao Natal. O evento dura de duas a três semanas.

No mesmo país, os cristãos secretos comemoram o nascimento do Salvador debaixo de cobertores em suas camas, ou em salas subterrâneas. Eles aproveitam a data para compartilhar alimentos com os vizinhos. Alguns até arriscam as vidas sussurrando histórias bíblicas e orações. Muitos não sabem da origem da comida e nem o motivo de tanta festa. Mas participam também de outros entretenimentos providenciados pelos anfitriões. Onde não há internet, telefones celulares e até eletricidade, a interação é feita face a face.

As pessoas colocam roupas especiais e as crianças também fazem as tradicionais apresentações, mas os centros das festas são os integrantes da família Kim. Quando Timothy participou do primeiro culto de Natal, percebeu as semelhanças entre as festividades. Porém, havia uma diferença entre elas: a espontaneidade. “Lembro que na minha primeira celebração de Natal, ninguém estava me forçando a cantar ou dançar - tão diferente das celebrações na Coreia do Norte”, explica.  

Pedidos de oração

  • Ore pelos cristãos norte-coreanos neste fim de ano, para que as forças e as esperanças deles sejam renovadas.
  • Interceda para que os olhos dos governantes sejam abertos e eles vejam Cristo como único Senhor e Salvador.
  • Clame para que Deus proteja os colaboradores da Portas Abertas nos projetos com refugiados norte-coreanos.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE