Cozinha solidária alimenta cristãos mais necessitados da Síria

Beneficiado conta como foi ajudado e se tornou um voluntário

Portas Abertas • 18 out 2022


Alaa foi alimentado pela cozinha solidária e hoje entrega as marmitas para outros cristãos necessitados

Alaa foi alimentado pela cozinha solidária e hoje entrega as marmitas para outros cristãos necessitados

Viver na Síria é um desafio, já que o país enfrenta uma grave crise econômica como consequência de mais de uma década de guerra. Boa parte das famílias deixaram o território em busca de melhores condições de vida. No entanto, muitos sírios não tiveram condições físicas e financeiras para fugir.

Esses que permaneceram lutam diariamente para ter o que comer e onde morar enquanto estão deslocados dentro do país. Alaa Ashour, 37 anos, foi uma dessas pessoas que precisou fugir de Homs para Al Hwash. “Nós literalmente fugimos apenas com nossas roupas; não podíamos trazer nada. Caminhamos para outra parte da cidade, de lá fomos levados de carro”, testemunha o cristão.

Alimento para o corpo e alma

Alaa sabia que precisava reconstruir sua vida, mas no momento em que chegou na nova cidade não tinha o que comer e beber. Ele foi trabalhar no ramo de construção civil, mas o que ganhava não dava para comprar comida. Mas graças à cozinha solidária, localizada no Centro de Esperança em Al Hwash, ele e os familiares conseguiram se alimentar e estreitar a relação com a igreja local.

O projeto da cozinha solidária beneficia 150 pessoas na cidade e em aldeias vizinhas. Duas vezes por semanas, 12 cristãs voluntárias preparam comida saudável para famílias mais necessitadas. “A necessidade é urgente. Sem esse alimento, a situação dessas pessoas é miserável”, explica Nazek, uma das líderes da cozinha.

Hoje Alaa trabalha como carpinteiro e tem a própria serralheria junto com dois irmãos, graças ao apoio que recebeu no projeto de microcrédito. O cristão não precisa mais se alimentar com as marmitas da cozinha solidárias, mas tornou- se um voluntário e entrega os alimentos na casa dos cristãos mais necessitados. “Agradeço de todo o coração. Porque vocês trouxeram alegria para mim que antes possuía algo e fui privado disso. As bênçãos de Deus estejam sobre vocês!”, conclui.

Dê de comer aos cristãos sírios

Alaa foi uma das centenas de pessoas beneficiadas pela cozinha solidária, mas ainda há outros que necessitam desse apoio. Ajude a expandir esse trabalho de alimentar os cristãos na Síria. Doe!

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco