Portas Abertas • 27 abr 2018
Igrejas do México são alvos da extorsão de organizações criminosas
Três igrejas em Saltillo, no nordeste do México, foram recentemente vítimas de extorsão por organizações criminosas, segundo o jornal diário El Siglo de Torreon. A agência de notícias La Primera Plana informou em 21 de fevereiro que duas pessoas em Michoacan foram presas por tentar extorquir dinheiro de um líder cristão. Paralelo a esse caso, pessoas desconhecidas jogaram uma bomba de gasolina incendiando uma igreja em Matamoros, no estado de Tamaulipas, porém ninguém ficou ferido no ataque.
“No México, como em todas as áreas onde o crime organizado está presente, a extorsão é uma das atividades criminosas mais comuns. O tráfico de drogas e a extorsão tornaram-se as principais fontes de renda das organizações criminosas. Igrejas também são alvos, com gangues aproveitando as ofertas regulares e doações de fiéis. Além disso, o uso da violência contra os cristãos é uma forma dos grupos criminosos tentarem influenciar o conteúdo dos sermões, além de ensinar e silenciar os valores cristãos que se opõem ao comportamento criminoso”, explica a colaboradora da Portas Abertas na região.
Ela acrescenta: “Os cristãos no México não podem viver a fé em paz, pois correm o risco de se tornarem vítimas de sequestros, agressões, torturas e até assassinatos. Como resultado, o México tornou-se conhecido como o lugar mais perigoso da América Latina para ser um líder cristão. Embora existam ocasiões em que as autoridades investigam casos de extorsão, em outras ocasiões, as autoridades do governo acusam falsamente os líderes da igreja de fazer parte de redes criminosas quando os cristãos pedem por proteção”.
Pedidos de Oração
Leia também
Igrejas são comumente atacadas pelos cartéis de drogas
Dois líderes cristãos são assassinados no México
© 2024 Todos os direitos reservados