Crise de saúde mental afeta população no Oriente Médio

Estigma e falta de profissionais treinados agravam traumas de sobreviventes da guerra

Portas Abertas • 14 out 2024


População do Oriente Médio precisa de oração da igreja global (foto representativa)

População do Oriente Médio precisa de oração da igreja global (foto representativa)

Além das milhares de mortes de civis, os conflitos armados no Oriente Médio geraram traumas e ansiedade severa na população. De acordo com a enviada especial da da ONU para a Síria, Najat Rochdi, a situação piora quando não há tratamento para esses problemas. “A violência e o deslocamento contínuos na Síria e outros países da região, o estigma e a escassez de profissionais treinados bloqueiam o acesso ao atendimento, deixando cicatrizes duradouras”, publicou na rede social X.

A agência de notícias síria North Press também acrescentou que a violência e o deslocamento criaram uma crise de saúde mental porque há um estigma relacionado ao assunto, que impede que as pessoas reconheçam seus limites emocionais e peçam ajuda. Muitas pessoas que enfrentam doenças emocionais lidam com traumas repetidos que reabrem antigas feridas.

Um ano do início dos conflitos

No dia 7 de outubro, fez um ano que cinco grupos armados palestinos uniram-se ao Hamas e atacaram Israel. Uma série de atentados coordenados causaram a morte de mais de 1.200 pessoas e o sequestro de mais de 250 em Tel-Aviv. A partir desse ataque, iniciou-se a guerra entre Israel e Hamas, resultando na morte de mais de 42 mil civis na Faixa de Gaza.

Para salvarem suas vidas, 2,3 milhões de palestinos se deslocaram e agora vivem em tendas improvisadas sem ter alimentação, água ou cuidados médicos adequados. Além disso, os conflitos se expandiram e agora envolvem países como Líbano, Irã, Iraque e Síria. Diante dessa situação, conclamos a igreja brasileira a clamar pela paz no Oriente Médio. Veja abaixo os motivos de oração para interceder especificamente.


Pedidos de oração

  • Clame pela paz em Israel, Territórios Palestinos e demais países do Oriente Médio.
  • Peça pelo fim dos conflitos e que Jesus, o princípe da paz, seja conhecido pela população.
  • Ore por proteção e encorajamento aos cristãos, para que testemunhem o amor de Cristo em meio aos conflitos.
  • Interceda para que Deus guarde e supra as necessidades das igrejas locais que estão acolhendo e apoiando as pessoas que precisam de cuidados pós-trauma.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco