Cristãos marroquinos levantam a voz por seus direitos

Minoria de menos de 1% da população, cristãos enfrentam desafios para viver a fé em liberdade

Portas Abertas • 29 out 2018


As poucas igrejas que têm templos oficiais são as católicas (como esta), formadas por estrangeiros

As poucas igrejas que têm templos oficiais são as católicas (como esta), formadas por estrangeiros

No país 99% muçulmano, o islamismo é considerado a religião oficial e o rei Mohammed VI carrega o título de “Príncipe dos fiéis”. Este é o Marrocos, onde os cristãos somam menos de 1% da população e enfrentam “marginalização e exclusão”, conforme afirma Jawad Hamidi, do Comitê Marroquino de Minorias Religiosas. Segundo ele, as minorias enfrentam uma série de problemas, apesar da visão positiva do rei em relação ao pluralismo religioso.

O número estimado de cristãos marroquinos é de dois a seis mil, os quais têm se pronunciado mais sobre sua situação. Um porta-voz da Coalizão Nacional de Cristãos Marroquinos, formada em 2017, diz: “Estamos pedindo o direito de dar nomes cristãos aos nossos filhos, de cultuar em igrejas, ser enterrados em cemitérios cristãos e casar de acordo com nossa religião”.

O medo do governo e pressão cultural, social e familiar levam minorias religiosas a se reunir discretamente nas casas dos membros. Liberdade de expressão é geralmente respeitada no Marrocos, desde que nem o islamismo, nem a monarquia, nem a integridade territorial sejam criticados. No entanto, os cristãos ainda enfrentam vários tipos de pressão.

Novos convertidos ao cristianismo também passam por intimidação por parte da família e de forças de segurança, enquanto os tribunais continuam a condená-los e prendê-los em julgamentos injustos. De acordo com o artigo 220 do Código Penal, qualquer tentativa de impedir que alguém exerça suas crenças religiosas é ilegal, podendo ser penalizado com prisão ou multa. A mesma penalidade é atribuída a qualquer um que “abale a fé de um muçulmano” ou o converta a outra religião.

Uma jornada compartilhada
Em meio a tantas pressões, nossos irmãos do Marrocos e de todo o Norte da África precisam de nossas orações e contribuições para se estabeleceram como uma igreja que encontra e desempenha seu papel na sociedade. Para isso, eles precisam ser treinados a fim de ser tornar cristãos maduros. Com sua doação, você pode fazer parte dessa jornada.

Revista Portas Abertas
Você pode saber mais notícias, testemunhos e pedidos de oração do Norte da África e da Igreja Perseguida ao redor do mundo assinando a revista Portas Abertas. Assine e receba a revista na sua casa por doze meses.

Leia também
Outra igreja é fechada na província da Cabília, na Argélia
O desafio de edificar o corpo de Cristo no Norte da África
Perfil de igrejas marroquinas muda nos últimos anos

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco