Cristãos perseguidos do Níger precisam de discipulado

Sem auxílio e ensinamentos, convertidos podem facilmente se afastar da fé diante das pressões

Portas Abertas • 19 fev 2018


Cristãos do Níger

Cristãos do Níger

Em 2017, a Portas Abertas na África Ocidental investiu bastante em programas que visavam atender melhor os cristãos ex-muçulmanos da Igreja Perseguida. Se houver alguma dúvida sobre a importância desse trabalho, a história de Mourtala colocaria fim a qualquer dúvida.

Mourtala, 20, é de uma família muçulmana que vive no sul do Níger. Como é habitual para os jovens dessa área, Mourtala e seu irmão foram para a Nigéria durante a estação chuvosa e passaram três meses trabalhando em fazendas. Foi durante seu tempo no estado de Adamawa, em 2012, que Mourtala conheceu uma senhora cristã no mercado. Ele começou a conversar com ela tentando convertê-la ao islã, mas ela foi firme.

Um dia, ele concordou em comparecer à igreja com ela e se surpreendeu, pois os cristãos não lhe mostraram nada além de bondade. A mulher continuou a pregar o evangelho para ele e, quando o culto terminou, deu-lhe uma Bíblia com instruções para que lesse todos os dias. Ele sabia que teria grandes problemas se sua família descobrisse sobre a Bíblia.

O irmão de Mourtala encontrou a Bíblia e contou à família que Mourtala havia se convertido ao cristianismo. Em uma reunião familiar, o pai disse a ele que renunciasse a Cristo na frente de todos, mas ele recusou e foi expulso. Ao longo de 2013 e 2014, o cristão perambulou de um lugar para outro, e sobreviveu comendo farinha de mandioca misturada com açúcar três vezes ao dia. Infelizmente, durante esse tempo não houve nenhuma ajuda efetiva a ele.

Sem perspectiva, desviando-se da verdade

Em 2017, ele recebeu uma oferta de seu tio para pagar suas taxas escolares. No entanto, a oferta na verdade era uma troca: ele tinha que renunciar a Cristo. Cansado e não bem fundamentado em Cristo, Mourtala finalmente cedeu e aceitou a oferta. Em pouco tempo, ficou claro que seu tio não iria até o fim do acordo. Era apenas um truque para afastá-lo dos cristãos. Ele não pagou as taxas escolares, e Mourtala foi expulso novamente. O jovem está numa situação complicada.  “Ele não sabe o que fazer e espera sua mãe espiritual prover o pagamento das taxas escolares, enquanto suas atitudes se afastam mais e mais dos valores cristãos”, afirmam os cristãos que acompanham Mourtala.

Este é exatamente o tipo de cenário com o qual a Portas Abertas está tentando ajudar as igrejas a lidar. Gostaríamos de ajudar a dar-lhes as ferramentas para poder compartilhar a fé e então também ensinar os novos cristãos, caminhar com eles e depois pagar o custo do discipulado. Junte-se a nós em oração pelo trabalho do Espírito Santo na vida de Mourtala. Ore para que cuidem dele e que ele possa conhecer o Salvador intimamente. Peça que trabalho nesta área do ministério seja muito frutífero, no Níger e no resto da África Ocidental.

Além de orar, você pode também investir
Fortalecer os novos cristãos ex-muçulmanos é uma das maiores necessidades da Igreja Perseguida na África. Você pode fazer parte da resposta a essa necessidade ao fazer uma contribuição para este projeto. Saiba como clicando aqui.

Leia também:
Perseguição a cristãos atinge também o Níger
Como a Igreja Perseguida persevera e cumpre seu papel
Igreja que era o símbolo da presença de cristãos no Níger está desolada

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco