Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Cristãos são sequestrados enquanto oravam na Nigéria 

Duas igrejas foram atacadas durante os cultos no último fim de semana
Portas Abertas • 12 fev 2026
A Nigéria é o 6º país da Lista Mundial da Perseguição 2026 (foto representativa)

*Conteúdo sensível: violência extrema

Cristãos foram sequestrados e assassinados nos ataques a duas igrejas no Norte da Nigéria. No último fim de semana, homens armados raptaram nove cristãos no estado de Benue e, em outro ataque no estado de Kaduna, três pessoas foram mortas e 11 sequestradas. Entenda como cristãos são perseguidos na Nigéria na Lista Mundial da Perseguição 2026

O primeiro ataque aconteceu na Área de Governo Local de Ado, no estado de Benue. Homens armados invadiram um culto e sequestraram nove pessoas. Algumas fontes locais relatam que o atentado ocorreu na sexta-feira (6) e outras agências de notícias afirmam ter sido no domingo (8).  

Cristãos sequestrados enquanto oravam 

Emmanuel Udah, uma figura pública local, contou que os cristãos foram “sequestrados enquanto oravam, vulneráveis e desarmados”. Moradores da região relataram viver agora sob medo constante. A polícia local confirmou o caso e informou que unidades especiais foram mobilizadas para resgatar as vítimas. 

O segundo ataque ocorreu no sábado (7), na comunidade de Karku, na Área de Governo Local de Kajuru, estado de Kaduna. Três pessoas foram mortas e 11 cristãos foram sequestrados. Entre os levados pelos agressores está Nathaniel Asuwaye, o líder da congregação local. Veja os avanços nos últimos casos de ataques a cristãos na Nigéria

Até agora, pouco se sabe sobre os responsáveis pelos ataques. Diversas regiões do Norte da Nigéria enfrentam violência recorrente causada por grupos armados e pela atuação de milícias criminosas. Comunidades cristãs são alvos frequentes desses ataques devido à fé e à falta de recursos para proteção. 

No domingo seguinte aos ataques, líderes cristãos expressaram preocupação com a escalada da violência e afirmaram estar em oração pelas vítimas e por todas as comunidades atingidas no país. Ele também pediu que as autoridades nigerianas tomem medidas firmes para proteger a vida dos cidadãos. Saiba como usar sua voz na petição Desperta África pelo fim da violência contra cristãos na África Subsaariana.  

Como orar pela igreja na Nigéria? 

  • Ore pela segurança e rápida libertação de todos que foram sequestrados.  
  • Interceda por fé e por sabedoria para as igrejas locais sobre como continuar seus cultos.  
  • Clame por paz, cura e segurança para as comunidades traumatizadas pela violência. 
  • Ore para que os responsáveis pelos ataques não machuquem os sequestrados, mas encontrem Jesus, se arrependam e usem suas vidas para glorificá-lo. 
Um mulher olha para frente vestida com uma bata e turbante rosa com partes azuis e um lenço amarelo em volta de seu colo. No fundo marrom, lê-se "pelo fim da violência na África Subsaariana" e o botão em laranja "Assine a petição"