Cristãos temem retaliação do Boko Haram no Níger

Os ataques podem ser consequência dos conflitos entre os extremistas e o governo

Portas Abertas • 2 jun 2020


Cristãos no Níger temem ataque do Boko Haram como retaliação às ações do governo

Cristãos no Níger temem ataque do Boko Haram como retaliação às ações do governo

Nem a COVID-19 impediu os militantes do Boko Haram de atacar a região de Diffa, no Níger. No dia 20 de maio, mais uma ação dos extremistas causou a morte de 12 soldados do governo. Na semana anterior, o exército do grupo radical islâmico enfrentou a baixa de 75 soldados após um confronto violento na região. Segundo Yonas Dembele, analista de perseguição da Portas Abertas, vários grupos extremistas na região do Sahel prometeram aumentar o nível de ataques durante a pandemia da COVID-19.

Como resultado, o Boko Haram tem mirado repetidamente Diffa. “São numerosos grupos militantes diferentes se deslocando entre países da região do lago Chade. Os governos do Níger, Mali e Burkina Faso, em particular, estão lutando para lidar com os possíveis ataques extremistas”, explica o colaborador. As comunidades cristãs locais temem sofrer a retaliação após as operações dos governos contra os insurgentes.

O aumento dos ataques de grupos extremistas islâmicos colocou o Níger em 50º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. Além de enfrentar as investidas dos jihadistas, os cristãos, principalmente ex-muçulmanos, precisam manter a fé em Cristo, apesar da hostilidade dos familiares que pode chegar até a agressão física e morte. No território, os seguidores de Jesus são impedidos de celebrar casamentos cristãos, adoração conjunta e raramente conseguem empregos em serviços do governo, os que conseguem têm promoções negadas com frequência por causa da fé.

Pedidos de oração

  • Ore para que Deus proteja os cristãos no território atacado pelos grupos extremistas islâmicos.
  • Interceda para que o Senhor dê sabedoria para que os governantes tomem atitudes que destruam os intentos dos radicais.
  • Clame para que os soldados extremistas tenham um verdadeiro encontro com Cristo e tenham as vidas mudadas por ele.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco