Detalhes da audiência de Asia Bibi

Após apelo, cristã aguarda decisão da Suprema Corte do Paquistão, que pode demorar semanas

| 23/10/2018 - 00:00

Oração é de vital importância nesse tempo de espera vivido pela cristã paquistanesa

Oração é de vital importância nesse tempo de espera vivido pela cristã paquistanesa


No dia 8 de outubro foi realizado o apelo contra a execução de Asia Bibi na Suprema Corte do Paquistão. A sessão durou mais de duas horas e tivemos acesso ao seu desenvolvimento.

Primeiro, o advogado de Asia Bibi, Saif-ul-Malook, apresentou o argumento de que não há evidência suficiente contra a cristã e de que o processo foi feito com intenção criminosa. Então o advogado de acusação, Ghulam Mustafa Chaudhry, afirmou que desrespeitar o islamismo era parte da fé cristã e que Asia Bibi seguia uma tradição de discurso de ódio contra o islã e seu profeta.

A acusação alegou que Asia Bibi era uma “pregadora” e que na tarde de 14 de junho de 2009 ela estava fazendo colheita nos campos quando, do nada, começou a falar mal do islamismo, do alcorão e de Maomé. Ele afirmou que uma assembleia de clérigos e líderes do vilarejo haviam investigado o caso e que Asia Bibi havia “confessado” ter feito afirmações blasfemas, tendo sido entregue à polícia em seguida. (Asia Bibi, por sua vez, sempre afirmou que nunca insultou o islã, nem seu profeta e nunca confessou fazê-lo).

O advogado de defesa começou lendo a primeira queixa, feita em 19 de junho de 2009, cinco dias depois da suposta blasfêmia. Ao ler, ele pulou as blasfêmias em si e deixou para os juízes lerem, pois só o fato de as ler em voz alta poderia ser considerado como blasfêmia. Ele então relatou: “A discussão começou quando, no calor do dia, Asia trouxe água para duas colegas de trabalho, Mafia Bibi e Asma Bibi, que são irmãs. Elas se recusaram a pegar, dizendo ‘como você é cristã, nós não podemos aceitar água das suas mãos’”. (Os cristãos no Paquistão são considerados “intocáveis”, o que é um resultado do sistema de castas hindu herdado da Índia). As duas irmãs, então, levaram o caso a Samina Bibi, esposa de Qari Muhammad Salaam, que se tornou o autor da queixa, baseado em boatos.

Juiz questiona testemunhas de acusação

A defesa ressaltou ainda que a queixa foi escrita por um advogado não identificado e que “há a possiblidade de se ter colocado Salaam como autor da queixa porque ele não foi testemunha ocular do incidente” e também questionou por que as 20 outras mulheres que trabalhavam nos campos não foram interrogadas pela polícia. O advogado de defesa, Malook, disse ainda que as testemunhas de acusação se contradisseram, sugerindo pelo menos quatro locais diferentes para o incidente e número de participantes envolvidos variando de 200 a 2.000.

Um dos três juízes presentes na audiência, Asif Saeed Khosa, perguntou por que as testemunhas não admitiram que elas provocaram Asia Bibi sobre sua religião e afirmou: “Ela foi insultada”. Em seguida, leu o verso do alcorão, que diz: “E não insulte aqueles que invocam outro que não seja Alá, para que não insultem a Alá em inimizade sem conhecimento" (6:108). “Por que vocês não seguiram essa ordem de Deus? Isso poderia ser um caso de insulto versus insulto”, afirmou.

Na mesma semana da audiência na Suprema Corte, o marido de Asia Bibi e sua filha mais nova, Eicham, estavam em Londres, para conscientizar sobre a situação da cristã perseguida por sua fé. Continue orando por Asia Bibi, pois ainda não saiu o veredito dos juízes após o apelo, o que pode demorar semanas. Apenas a Suprema Corte do Paquistão pode mudar a sentença de morte da cristã ou ela terá que apelar ao presidente por misericórdia.

Leia mais
Apelo de Asia Bibi é ouvido pela justiça paquistanesa
Caso de Asia Bibi será novamente ouvido pela Suprema Corte
Caso de Asia Bibi poderá ser decidido em breve


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE