Quando é comemorado o Dia da Bíblia?

No Brasil, o Dia da Bíblia é comemorado todo segundo domingo de dezembro

Portas Abertas • 10 dez 2023


É difícil para cristãos no Laos possuírem uma Bíblia. Soy (pseudônimo) foi uma das 250 beneficiárias em uma distribuição no país

É difícil para cristãos no Laos possuírem uma Bíblia. Soy (pseudônimo) foi uma das 250 beneficiárias em uma distribuição no país

Desde que foi instituído o Dia da Bíblia, em 1549, na Grã Bretanha, os fiéis foram encorajados a ler a palavra de Deus e estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. No Brasil, a data passou a ser comemorada só em 1850, quando os primeiros missionários cristãos chegaram da Europa e dos Estados Unidos. Todo segundo domingo de dezembro, desde então, é o Dia da Bíblia. Dia de exposição, encontros de oração e reflexões sobre a palavra de Deus.

No Brasil, como em diversos outros países, a Bíblia é um livro tão relevante que as igrejas têm um projeto específico só para estudá-la, a Escola Bíblica Dominical. Muitos cristãos são beneficados por meio de estudos que, além do conhecimento da palavra de Deus, promovem edificação e transformação.

Qual é o Dia da Bíblia para os evangélicos?

Para a igreja protestante brasileira, a comemoração especial passou a integrar também o calendário oficial do país, de acordo com a Lei Federal 10.335, tornando esse dia conhecido em todo o território nacional. Entre cristãos católicos, a data é celebrada em 30 de setembro.

Atualmente, além das comemorações convencionais, são realizados shows, maratonas de leitura bíblica, construção de monumentos e distribuição das Escrituras de maneiras variadas. Infelizmente, são ações restritas à igreja livre de perseguição.

A Bíblia e a Igreja Perseguida


Na China, é proibido possuir uma Bíblia. Cristãos que possuem uma cópia podem ser punidos por obter um livro ilegal

A Igreja Perseguida conhece outra realidade. A Bíblia para eles representa dias mais difíceis, encontros cada vez mais vigiados. Quanto às comemorações, elas devem ser discretas ou até mesmo secretas. A leitura bíblica não pode ser feita em público. Aliás, portar uma Bíblia é cometer um crime e estar disposto a pagar com a própria vida por isso. Na Coreia do Norte, por exemplo, uma família inteira foi condenada com prisão perpétua porque acharam um exemplar da palavra de Deus na casa dos cristãos. Dentre os presos, estava uma criança de dois anos. 

Por isso, os cristãos, principalmente da Igreja Perseguida, precisam compreender o processo de salvação que só vem por meio do aprendizado bíblico feito por meio do discipulado e treinamentos. Conforme o cristão aprende e coloca os ensinamentos da Bíblia em prática, mais compreende o que acontece ao seu redor. Ainda mais em contextos onde é comum enfentar pressão e violência por seguir a Jesus.

A Bíblia e a Portas Abertas

O início da nossa história está totalmente relacionado com a Bíblia. Na época da Cortina de Ferro, o irmão André, fundadador da Portas Abertas, sentiu um chamado para levar Bíblias aos então países comunistas. Até hoje, uma das principais atividades realizadas é a distribuição de Bíblias. Apenas em 2022, foram entregues 1.695.244 Bíblias e literaturas cristãs em todo o mundo. A Bíblia é tão relevante para a Portas Avertas que um de dos valores centrais é “a Bíblia dirige nossa vida”.

O Projeto Pérola foi a maior operação de distribuição de Bíblias da Portas Abertas. Em 1981, um barco foi carregado com um milhão de Bíblias para a China. A missão de distribuição de Bíblias continua na China e já beneficiou milhares de irmãos e irmãs perseguidos ao longo dos anos. Ming (pseudômimo) entrega exemplares na Palavra de Deus no país e já foi preso por isso, mas mesmo sendo vigiado continua sua missão de fortalecer cristãos chineses por meio das escrituras;

Atualmente, a Bíblia é distribuída em diferentes formatos e para públicos variados. Em locais onde um exemplar impresso da palavra de Deus é expressamente proibido, os irmãos podem receber Bíblias digitais em dispositivos eletrônicos. Em comunidades onde os irmãos são idosos e não conseguem ler, a palavra de Deus é compartilhada em áudio, e há casos em que os cristãos são alfabetizados a partir da Bíblia.

Bíblias para cristãos perseguidos

Como seguir a Jesus e resistir a perseguição sem ter uma Bíblia para ler e estudar? Muitos dos cristãos perseguidos não possuem a palavra de Deus, mas sonham em ter um exemplar onde podem conhecer melhor quem Deus é e seu grande plano para seus filhos. Doe uma Bíblia e fortaleça a fé de um cristão perseguido. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco