DIP 2025: é hora de interceder pelos cristãos deslocados

Mais de 17 mil igrejas brasileiras estão unidas em oração pela Igreja Perseguida

Portas Abertas • 15 jun 2025


Igrejas nos 27 estados do Brasil participam do Domingo da Igreja Perseguida 2025

Igrejas nos 27 estados do Brasil participam do Domingo da Igreja Perseguida 2025

Hoje é o Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2025 e mais de 17 mil igrejas estão unidas no Brasil em oração sob o tema Forçados a Fugir: cristãos deslocados por causa da violência pedem socorro. Em média, 1,7 milhão de seguidores de Jesus, distribuídos nos 27 estados do Brasil, conhecerão a realidade de alguns dos 183.709 irmãos deslocados. Eles vivem em 61 países, entre eles Nigéria, Mianmar, Burkina Faso, República Democrática do Congo e Índia.

A Portas Abertas mobiliza toda a equipe para apoiar cristãos brasileiros a organizar o DIP em suas igrejas locais. Todos os departamentos estão preparados para receber e aprovar as inscrições das igrejas, responder dúvidas dos organizadores e produzir materiais de apoio, como banners de divulgação, apresentação de slides, vídeos, e peças de teatro.

O secretário-geral da Portas Abertas, Marco Cruz, comemora: “Com alegria e gratidão, celebramos mais de 17 mil igrejas inscritas no DIP 2025 no Brasil e mais de 1.700 em outros países da América Latina! Esse não é apenas um evento, é um movimento de união em oração. Igrejas livres se levantam em clamor por irmãos e irmãs que compartilham da nossa fé, mas não da nossa liberdade de cultuar. Agradecemos aos pastores, irmãos e igrejas participantes. Que possamos continuar apoiando a Igreja Perseguida. Juntos, somos um só corpo”.

O DIP 2025 na prática

Há mais de dez anos, a Igreja Cristã Evangélica Jardim Clarice, em São Paulo/SP, realiza o DIP. Nesta edição, várias igrejas da mesma denominação se reuniram para louvar a Deus e interceder pelos cristãos deslocados. Silvio Luccas, do Jardim Peri, participou pela primeira vez do evento e testemunha: “Estamos sempre orando pela Igreja Perseguida, mas foi impactante ter um dia específico para isso”.

Nos materiais disponíveis para os organizadores, há cards de oração com histórias e pedidos de oração de cristãos deslocados. No DIP 2025 na Igreja Cristã Evangélica do Jardim Clarice, os cards de oração foram distribuídos entre os participantes, que formaram pequenos grupos para orar durante o culto. Quando isso foi realizado, impactou a vida de Silvio: “Os pedidos de oração dos irmãos e a história de Deborah, especificamente, mostraram que precisamos interceder mais pelos cristãos perseguidos”.

Claudio Santana, da Igreja Cristã Evangélica do Jabaquara, também participou do DIP no Jardim Clarice e revelou que admira a fé dos cristãos perseguidos. Ele enfatizou que boa parte da igreja livre procura viver no conforto e evita tratar de assuntos bíblicos confrontadores. Claudio questiona: “Como podemos praticar o DIP não só em um dia, mas o ano todo?”.

Encoraje um pastor em Mianmar

Escrever cartões é uma forma de encorajar os cristãos perseguidos, e também pode ser uma atividade feita durante o DIP. O pastor Yang está deslocado em Mianmar com sua esposa e filhos desde o início dos conflitos no país. O líder cristão precisa de encorajamento para permanecer firme em Jesus. Aproveite o DIP ao máximo e motive os participantes do DIP a escrever um cartão para fortalecer o pastor Yang. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco