Em vídeo, assassino jura fidelidade ao Estado Islâmico

Khalil Khalilov foi morto durante ataque, mas outros três foram presos por suposta ligação com o crime

Portas Abertas • 5 mar 2018


Cinco pessoas morreram no ataque terrorista

Cinco pessoas morreram no ataque terrorista

Três pessoas foram presas por suposta ligação com o ataque à uma igreja ortodoxa russa em Kizlyar, no Daguestão, na Rússia, no dia 18 de fevereiro. Cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas. Um dos homens detidos, Magometrasul Gadjiev, 19, estudou no mesmo seminário muçulmano que o agressor Khalil Khalilov, que foi morto por agentes de segurança durante o ataque.

Depois que o agressor foi morto, seu celular foi apreendido. Nele havia um vídeo em que Khalilov está sentado no chão com uma máscara preta lendo um juramento de fidelidade ao grupo Estado Islâmico. Ele menciona o líder do grupo, Abu Bakr Al-Baghdadi. Pode-se ver que há uma faca e uma arma perto dele e uma bandeira do Estado Islâmico na parede.

Uma das primeiras vítimas do ataque foi Irina Melkomova, 60, que era uma moradora de rua que ficava à porta da igreja. Segundo uma fonte local, quando ela viu o agressor atirando, começou a gritar e a bater nele com suas sacolas, tentando impedi-lo de entrar na igreja. Tal atitude lhe custou a vida, mas deu tempo para que as cerca de 30 pessoas que estavam dentro da igreja trancassem a porta, impedindo-o de entrar. Um líder cristão local a chamou de “heroína”.

Uma outra vítima foi Nadejda Terliyan, 45, que era diaconisa. Todas as vítimas fatais eram mulheres. Os três policiais que ficaram feridos no tiroteio com Khalilov ainda estão hospitalizados. Ore para que Deus conforte as famílias das vítimas e que os cristãos russos possam cultuar a Deus livremente e em segurança.

Leia mais
Ataque a igreja ortodoxa faz 5 mortos

Leia também
Cristãos da Rússia entram em conflito
Rússia quer voltar a ser uma potência mundial
Será que a Rússia está “brincando com fogo”?

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco