“Faça somente o seu trabalho e deixe o Espírito Santo fazer o dele”

Portas Abertas • 1 jun 2016


1-oriente-medio-0260102447.jpg

Najjar* é um jovem colaborador que evangeliza muçulmanos no Oriente Médio e tem boa experiência no que faz. Atualmente, ele ministra entre os refugiados árabes. ""Países como Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia estão sempre abrigando as pessoas que fogem de seus países por causa das guerras e da perseguição religiosa. É um grande desafio para as igrejas locais que os recebem. Os líderes das igrejas na Europa e América do Norte estão se questionando sobre a forma como devem se conectar com os recém-chegados, então pensei em compartilhar minhas experiências e espero que sejam úteis para todos aqueles que Deus confiou um trabalho como esse: evangelização de refugiados"", diz ele.

O jovem descreveu tudo o que aprendeu durante seu ministério: ""Antes de evangelizar, ouça. Não comece falando, pregando ou organizando, mas invista um tempo ouvindo as histórias que eles têm para contar. Depois, faça desafios com perguntas difíceis a respeito de Deus, sobre o sofrimento no mundo e as diferenças entre religiões. Aprenda a ouvir as respostas sem julgar e entenda que eles estão passando por um momento muito difícil, tendo que lidar com perdas e frustrações. Faça refeições com eles, tenha interesse em suas tradições, isso pode ser divertido para todos. Então, passe a fazer orações, independentemente das crenças envolvidas. Use uma linguagem simples, seja compreensível e torne o ambiente descontraído.""

O colaborador explica que os refugiados têm lembranças traumáticas e que precisam criar novas imagens em suas mentes. ""Ajude-os nessa tarefa, fazê-los rir é terapêutico, principalmente para os jovens"", explica. Najjar também fala sobre a importância de visitar os refugiados em seus novos lares, ainda que sejam moradias temporárias. Se fazer presente e se importar pode refletir o amor de Cristo na vida e na família deles. Tenha tempo disponível para diálogos e conversas mais demoradas e sempre ofereça oportunidade de se lamentarem. Seja uma pessoa confiável e eles sempre se abrirão com você. Eles podem se mostrar sempre na defensiva, afinal sofreram muito, tenha paciência. Prepare-se para um trabalho com todas as idades e que seu foco não seja convertê-los ao cristianismo, mas apenas compartilhar o amor de Cristo. Essa decisão tem que partir deles. Faça somente o seu trabalho e deixe o Espírito Santo fazer o dele"", conclui Najjar.

*Nome alterado por motivos de segurança.

Leia também
Mídias sociais convertem corações no Oriente Médio
Como as pessoas têm ido a Cristo no Oriente Médio
Evangelismo online tem resgatado vidas no Oriente Médio

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco