Hoje celebra-se 466 anos do 1º Culto Protestante no Brasil

O 1º culto protestante foi marcado pela pressão do protecionismo denominacional

Portas Abertas • 10 mar 2023


Cristãos ainda enfrentam o protecionismo denominacional em sete países (foto representativa)

Cristãos ainda enfrentam o protecionismo denominacional em sete países (foto representativa)

No dia 10 de março de 1557, acontecia o primeiro culto protestante no Brasil. Ele foi organizado por grupos huguenotes franceses que se reuniram em adoração quando chegaram à Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro.  


Num primeiro momento, o grupo protestante foi malquisto por causa do forte
protecionismo denominacional que havia no Brasil. Esse tipo de perseguição não se limita ao passado do Brasil. Ainda hoje, cristãos em outros países enfrentam essa oposição. 


Protecionismo denominacional
 


O protecionismo denominacional é o tipo de perseguição em que cristãos são perseguidos por uma denominação da igreja que visa garantir que ela continue sendo a única expressão legítima ou dominante do cristianismo no país. Ou seja, uma maioria cristã quer ser a única denominação cristã e, por isso, persegue cristãos que participem de quaisquer outras denominações cristãs que não sejam a dominante.
 


As ações nesse caso podem envolver uma pressão sutil, com ofensas e pressão psicológica, ou, em alguns casos, com violência aberta. Entre os países na
Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023 , o protecionismo denominacional é um tipo secundário de perseguição, no entanto, combinado a ações de grupos extremistas e outros tipos de perseguição, ele contribui para o enfraquecimento da comunidade cristã.  


Nesta data, em que cristãos brasileiros celebram a chegada dos protestantes e a
liberdade religiosa no Brasil, ore pelas comunidades cristãs perseguidas por meio do protecionismo denominacional nos seguintes países da LMP 2023: Eritreia, Irã, Síria, Iraque, Etiópia, Camarões e Jordânia. Peça ao Senhor que a igreja ande em unidade e em espírito de cooperação em cada uma dessas nações. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco