Hoje é o Dia Mundial da Oração

Interceda pelos cristãos que enfrentam perseguição no Cazaquistão

Hoje é o Dia Mundial da Oração e a Portas Abertas convida a igreja brasileira para interceder pelos cristãos no Cazaquistão. No país, que ocupa o 41º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021, os seguidores de Cristo enfrentam a hostilidade vinda principalmente do governo, grupos extremistas, amigos e até familiares.

A perseguição vinda do Estado envolve o monitoramento dos cultos das igrejas por meio de policiais, serviços secretos e autoridades locais. As comunidades cristãs não registradas são perseguidas regularmente. Já a cultura islâmica extremista proíbe a conversão de muçulmanos ao cristianismo, excluindo os convertidos da sociedade e do convívio familiar.

Enquanto as igrejas locais não entram em contato com a população cazaque, não enfrentam tanta opressão, mas quando os cristãos decidem compartilhar Cristo, estão sujeitos a abusos físicos, ataques e até a morte. A igreja de Shanyrak, em Astana, enfrenta problemas com as autoridades do país. Há acusações de que alguns membros da congregação insultaram os muçulmanos.

Os líderes da igreja de Shanyrak temem o que pode acontecer com ela após essas sérias acusações. “Fomos chamados pela polícia e pelo governo, mas ainda não está claro o que vai acontecer. No pior dos cenários, nossa igreja será fechada e vários cristãos podem ser presos”, conta um pastor da igreja. A Portas Abertas convida a igreja brasileira a incluir o Cazaquistão nas orações.

Pedidos de oração