Ideais comunistas também geram perseguição religiosa

Portas Abertas • 6 abr 2016


6-bolivia-0040000089

Embora a Bolívia não faça parte da Classificação da Perseguição Religiosa, é um país onde vivem muitos missionários brasileiros e a preocupação deles é com a aproximação que o presidente tem dos ideais comunistas. Recentemente, porém, os bolivianos rejeitaram a reforma constitucional promovida por Evo Morales, de 56 anos, para se candidatar ao quarto mandato (2020-2025). A maioria (51,3%) votou contra e esta é a primeira vez que o atual presidente perde uma votação popular. De acordo com informações da BBC News: ""Ainda há um amplo apoio a Morales e seu programa econômico, mas a maioria dos cidadãos está pedindo por mudanças e alguns de dentro do seu próprio partido também manifestaram desejo de ‘algo novo’, principalmente os políticos mais jovens"".

Conforme um artigo do jornal La Razon, do dia 24 de fevereiro, Morales declarou à imprensa, logo após os resultados: ""Perdemos uma batalha, mas não a guerra"" e ainda ""o processo revolucionário vai continuar"". Um dos analistas de perseguição da Portas Abertas comentou: ""Essa a primeira derrota eleitoral de Evo Morales. Como devemos interpretá-la? Pode ser um bom sinal de que o socialismo esteja começando a perder as forças. Mas, por outro lado, Morales estará atuando até 2020 e muita coisa pode acontecer até lá"", alerta.

Enquanto cristãos são ameaçados e mortos em diferentes países do mundo por causa de sua fé, na América Latina há certa liberdade, mas isto não quer dizer que estão livres de sofrer alguns ataques. ""A perseguição aqui é diferente, os ataques são outros. Os cristãos latino-americanos não são decapitados e nem crucificados, mas já podem sentir na pele as sanções políticas contra o seu direito de cultuar a Deus livremente. Medidas de governos tem impedido a abertura de novas igrejas e também vem tentando fechar os templos já existentes. Na Bolívia, a Associação Nacional dos Evangélicos da Bolívia (ANDEB) trava uma batalha jurídica, que inclui uma petição de Inconstitucionalidade ao Tribunal, buscando a revogação de leis assinadas pelo presidente Evo Morales. Os cristãos devem ficar atentos"", conclui o analista.

Leia também
Crise na Bolívia: ore pelos missionários desse país

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco