Portas Abertas • 5 dez 2018
Pastor Edward, da Síria
Durante toda a guerra civil, muitas igrejas na Síria foram como uma luz na escuridão. Uma dessas igrejas é a do pastor Edward, na cidade de Damasco. Recentemente, a Portas Abertas entrou em contato com o pastor sobre os novos desafios que a igreja está enfrentando.
“Estou muito agradecido porque a região está bem mais tranquila agora. Não há mais guerra e bombas, ou notícias sobre mortos ou feridos. Então, isso é um grande alívio para todos”, relata a atual situação na capital síria.
“Eu digo que a área está protegida e segura agora, mas não há pessoas. Elas não veem um futuro, não veem prosperidade, não veem que, a longo prazo, as coisas são promissoras. Então, há algumas frustrações. Ainda há muito trabalho duro a ser feito e por isso a igreja está realmente trabalhando para manter esta esperança viva”, conta Edward. Ele espera que as pessoas consigam ver mais do que apenas o que os olhos humanos conseguem enxergar: “Que eles possam ver que o Senhor está realmente aperfeiçoando seu projeto divino no país”.
Pastor Edward está especialmente preocupado com a geração jovem. “Acho que a igreja perdeu toda uma geração de jovens, especialmente os rapazes. E agora sentimos que a prioridade é reconstruir e focar na geração mais nova, porque vivenciaram muito medo e traumas. Eles precisam muito de apoio e ajuda. E não apenas por meio da palavra, mas que a igreja atenda às suas reais necessidades em seus lares, em suas famílias, em suas necessidades internas, seus pensamentos e vida emocional”, diz ele com compaixão em seus olhos. “Devemos tentar ajudá-los e apoiá-los, a criar uma geração que seja saudável e possa realmente carregar a ‘tocha’ e continuar o ministério no país de maneira saudável. Esta é a grande tarefa, mas confiamos que o Senhor está nos ajudando”.
O pastor tem visto o trabalho de Deus na igreja nos últimos anos, mas também antes da guerra: “Essas experiências do passado são uma base sólida na qual podemos nos apoiar, e continuar a cumprir as promessas dele. Sabemos que o mandato da igreja ainda é o mesmo. Queremos glorificar a Jesus e declarar seu senhorio em todos os lugares. E isso é o que ainda estamos fazendo, e sentimos que este é o maior desafio para nós, manter o foco no principal”.
Ele descreve o que ele vê como ‘o principal’: “Queremos que Jesus seja glorificado e que o Espírito Santo possa agir, porque este é o único trabalho genuíno que muda de verdade a vida das pessoas. Portanto, este é o nosso desafio: manter o foco e continuar com a ajuda e o apoio do Senhor”. Lembre-se hoje, no Dia Internacional do Voluntário, de interceder pelos obreiros voluntários que trabalham junto com o pastor Edward na Síria para fortalecer os cristãos que decidiram permanecer no país. Clame por coragem, foco, confiança e fé no Senhor para continuarem este trabalho.
Leia também
Ore por cristãos de Idlib e arredores
Vila cristã na Síria é bombardeada
Circunstâncias de uma vida em meio à guerra
Estado irá controlar ensinamentos islâmicos na Síria
Esperança transmitida por meio de mãos que falam
© 2023 Todos os direitos reservados