Igreja é reaberta na Arábia Saudita

Em ocasião da visita de líder cristão libanês, o herdeiro do trono saudita reabre uma igreja

Portas Abertas • 22 nov 2017


homens-caminhando-arabia-sudita

O príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, teria anunciado planos para restaurar e reabrir uma igreja de 900 anos como "presente" ao líder cristão libanês, Bechara Boutros al-Rai, que visita o país. A igreja deve ser usada como um centro de diálogo inter-religioso, de acordo com a agência de notícias Fides. Bechara esteve na Arábia Saudita apesar das tensões entre os dois países após a demissão do primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, em Riade, no dia 4 de novembro. 

De acordo com o jornal Alrai, do Kuwait, a visita do líder revela uma "nova Arábia Saudita", onde "o diálogo entre civilizações e religiões, entre muçulmanos e cristãos" pode ocorrer. As visitas dos líderes da igreja à Arábia Saudita sempre foram muito raras. O país é conhecido por sua interpretação conservadora do islamismo, embora a monarquia pareça estar mudando isso. 

A situação atual 

Atualmente, não há igrejas oficiais na Arábia Saudita e os milhares de cristãos que trabalham têm que viver "como pessoas neutras ou como muçulmanos", disse o cristão libanês, Danny Nasrallah, ao New York Times. "Se sentir vontade de orar, você tem que orar em seu coração", disse ele. Nasrallah disse que o encontro do patriarca com o rei Salman e o herdeiro do trono foi "um bom presságio para onde o Reino está indo". 

No entanto, outros alertaram que este "presente" não deve desviar a atenção e perder de vista o papel essencial da Arábia Saudita no conflito no Iêmen, em que civis enfrentam o peso da violência. "Foi chocante ver o impacto terrível desse conflito criado pelo homem. Na ausência de progressos substanciais, a situação piorará. O sofrimento humano, já extremo, continuará crescendo", disse Mark Lowcock, secretario geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários. 

Pedidos de Oração

• Coloque diante de Deus os cristãos sauditas. Que Deus os proteja e os fortaleça a cada dia.

• Agradeça a Deus por esse avanço de paz no país. Peça a ele para guiar os líderes e as autoridades.

• Ore pelo fim dos conflitos entre a Arábia Saudita e outros países, onde civis sofrem por causa da guerra. 

Leia também

País permite discurso de ódio em documentos oficiais

Livros didáticos incentivam hostilidade contra religiões

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco