Jovens cristãos são alvo de sequestro

Portas Abertas • 26 abr 2016


25-egito-0340101115.jpg

No início do mês, um jovem cristão foi sequestrado na região do Alto Egito, e somente após o pagamento de um resgate de grande valor ele foi libertado. Anthonius Farag, de 13 anos, foi arrancado para fora da escola no início da manhã do dia 5 de abril, na aldeia de Mansheyyit Manbal, a 230 km ao sul do Cairo. Durante o sequestro, outro jovem também seria levado, mas ao tomar conhecimento de que ele era muçulmano, o sequestrador o abandonou. ""Esse não é o único caso de sequestro de cristãos, há pelo menos mais de 70 semelhantes, entre sequestros, extorsões e violência, no período de 2011 a 2014. Recentemente, há muitos outros casos de sequestros, desde crianças até idosos"", comentou um dos analistas de perseguição.

""Um carro parou em frente ao meu comércio, que fica perto da escola e um dos quatro indivíduos se aproximou de mim, alegando que estava procurando combustível clandestino (mercado negro). Eu disse que não poderia ajudar e voltei ao trabalho. Depois de pouco tempo, ouvi tiros vindos da escola. Eles atiraram para o ar para assustar as pessoas e dispersá-las. Nessa ocasião, sequestraram o menino"", relatou um comerciante que não foi identificado por motivos de segurança. Mansheyyit Manbal é uma cidade predominantemente cristã, com cerca de 12 mil habitantes e tem fama por ser uma região onde moram pessoas ricas. ""Meu filho Kyrellos estava junto com Anthonius. Ele disse que o sequestrador perguntou seus nomes, que claramente os identifica como cristãos. Em seguida, agarrou os dois com violência, mas meu filho conseguiu escapar, enquanto os outros meninos começaram a gritar"", disse Eid Yonan.

O pai do jovem sequestrado, Nawwar Farag, ligou imediatamente para a polícia, pedindo ajuda, mas nada foi feito. ""Parece que os policiais não vêm nenhum mal nesse tipo de incidente, eles não fazem nada"", disse o pai que recebeu uma ligação dos sequestradores somente três dias depois, com a exigência de um resgate de 2 milhões de libras egípcias, o equivalente a 225 mil dólares. ""Eles ainda diziam: ‘a polícia não vai ajudar você’. Negociamos e chegamos a um valor de 300 mil libras (34 mil dólares)"", disse ele. Esse valor é o equivalente a 300 salários de um trabalhador agrícola e era tudo o que Farag havia juntado ao longo da vida. Anthonius foi deixado numa estrada deserta no dia 17 de abril e teve que andar até uma vila para pedir socorro. ""Fiquei preso num quarto escuro, fui espancado várias vezes e tive que responder muitas perguntas sobre a vida financeira do meu pai"", disse o jovem que agora está a salvo em sua casa.

A situação é complicada agora, os pais não querem mais levar seus filhos para a escola depois desse incidente. Vários outros pais já estão sendo ameaçados e o número de queixas nas delegacias aumenta a cada dia. Crimes cometidos contra os cristãos cresce em algumas regiões do Egito, que é o 22º país da atual Classificação da Perseguição Religiosa. ""Sabe-se que há um grupo de muçulmanos extremistas agindo por trás dos sequestros desde março do ano passado e eles estão rodeando as escolas onde há mais cristãos. As autoridades estão cientes, mas até agora não houve a iniciativa de aumentar a segurança nesses locais. Quando há casos de cristãos que são mortos, a polícia não aparece nem mesmo para a retirada dos corpos"", conclui o analista. Em suas orações, interceda pelos cristãos egípcios.

Leia também
Polícia egípcia será questionada pelo governo
A lei do forte contra o fraco
Policiais egípcios estão cada vez mais violentos

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco