Jovens louvam a Deus em meio à guerra no Iraque

Apesar da proibição do Estado Islâmico, banda Melody surgiu e fortalece comunidades por meio da música

Portas Abertas • 3 jul 2023


Jovens cristãos levam esperança ao Iraque por meio da música

Jovens cristãos levam esperança ao Iraque por meio da música

Quando o Estado Islâmico invadiu o Iraque e a Síria, tirou o direito da população de cantar ou tocar instrumentos. O sofrimento não podia ser lamentado e os louvores que davam esperança só poderiam ecoar na mente e no coração dos cristãos.  

Nesse período, adorar a Deus e edificar pessoas por meio da música tornou-se um ato de resistência. Os jovens cristãos Sam, Farid e Fady decidiram se juntar e expressar o sentimento enquanto estavam deslocados em 2017 em Erbil. Eles fugiram de Qaraqosh quando os jihadistas invadiram a planície de Nínive. “Sem nada para fazer, tendo perdido tudo, a música acabou por ser alimento para a alma. Tocar nos deu energia, pudemos nos sentir vivos novamente”, explica Sam, líder do grupo.   

Após as forças do governo libertarem a região do domínio dos extremistas, os músicos que tocam violino, flauta e daf (instrumento de percussão persa) retornaram e recrutaram os vocais. Hoje, a banda Melody louva a Deus e espalha esperança em meio às ruinas da guerra. “Por meio disso, fomos capazes de superar a destruição e restaurar a esperança”, acrescenta Sam.  Assista o vídeo abaixo e conheça melhor a Banda Melody. 




Fahid canta e toca daf e afirma que não quer sair do Iraque: “Quero continuar a apresentar uma música que ultrapasse o barulho da guerra e da destruição, quero passar uma mensagem ao mundo. A música em geral é o maior impulso para a esperança no futuro. A música é uma linguagem de paz, de amor”. 

O grupo musical quebrou outro paradigma quando convidou mulheres para integrar o ministério, pois na cultura local uma mulher não deve cantar publicamente. Isso fez com que Hiba, de 25 anos, enfrentasse oposição. “Apesar da negatividade e das fofocas maldosas, entendemos que devemos continuar. O mais importante é ter um propósito, buscá-lo e continuar a caminhada”, conclui a cristã.  

Apoie jovens no Oriente Médio

Os jovens que ainda restam no Oriente Médio precisam entender seu papel na sociedade e igreja local. Com cursos profissionalizantes, jovens e moças estarão preparados para auxiliar as comunidades onde vivem. Doe!


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco