Libertação de Mossul completa três anos

Conflitos entre Turquia e rebeldes curdos destroem o que restava e força o deslocamento de cristãos

Portas Abertas • 10 jul 2020


Cristãos que vivem em Mossul se apegaram a Cristo para vencer as dificuldades durante o domínio do Estado Islâmico

Cristãos que vivem em Mossul se apegaram a Cristo para vencer as dificuldades durante o domínio do Estado Islâmico

Hoje faz três anos que a cidade de Mossul foi libertada do domínio do Estado Islâmico no Iraque. Porém, as consequências dos conflitos estão visíveis nos escombros da segunda maior metrópole do país e vivas nas mentes dos sobreviventes. Além da batalha para a reconstrução da vida, os iraquianos também enfrentam a COVID-19 e as consequências da doença, como o aumento do desemprego e da violência doméstica.

Em meados de junho, a Turquia iniciou a operação Garra de Tigre, com o objetivo de expulsar militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão da fronteira com o Iraque. Os rebeldes são acusados de usar a região montanhosa como base para os ataques em território turco. Desta vez, as forças da Turquia adentraram 30 km no território vizinho e estabeleceram postos avançados na montanha.

A consequência dos novos conflitos é o temor por uma guerra, e as vítimas mais vulneráveis estão sobrevivendo em campos de deslocamento. “O bombardeio pelos militares turcos atingiu campos perto da cidade de Bersev, forçando cerca de 10 a 15 famílias cristãs a fugir", afirmou um líder cristão.

Outros seguidores de Jesus também foram obrigados a abandonar os lares no momento de tensão. “As famílias cristãs deixaram as aldeias, temendo que a situação possa piorar. Alguém da vila de Merkeja me disse que cerca de 90% das famílias cristãs deixaram as casas deles”, testemunha um contato da Portas Abertas.

Um novo bombardeio turco atingiu a cidade de Zakho e deixou cristãos, como Louis, ainda mais apreensivos: “Nos deparamos com problemas cada vez mais sérios, um após o outro, em uma espiral que tira o fôlego e esmaga todas as pessoas sob o peso da fadiga e da preocupação".

Fortaleça cristãos iraquianos!

Nesses momentos de incertezas, os cristãos no Iraque precisam manter a confiança em Deus. Por isso, a Portas Abertas disponibiliza seis programas de desenvolvimento psicossocial para edificar famílias resilientes no território. Doe e sustente os ministérios por um mês.

Pedidos de oração

  • No Dia da Libertação de Mossul, clame pela paz de Deus sobre o Iraque. Peça que o amor de Jesus inunde os corações e que os intentos de violência e guerra sejam frustrados.
  • Interceda pelos cristãos que precisaram deixar as casas e os campos de deslocamento para manter a própria segurança. Que sejam sustentados em todas as necessidades e que a presença de Deus seja visível entre eles.
  • Ore pelos governantes tanto do Iraque quanto da Turquia. Para que tenham sabedoria do Senhor e tomem atitudes que sejam benéficas para as populações de ambos. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco