Líder de jovens cristãos é preso no Sudão

As autoridades alegaram que o seguidor de Cristo realizava “lavagem cerebral” na população

Portas Abertas • 27 fev 2021


Kodi é presidente de uma organização de jovens cristãos e apoia igrejas no Sudão (foto representativa)

Kodi é presidente de uma organização de jovens cristãos e apoia igrejas no Sudão (foto representativa)

Um líder cristão no estado de Gezira, no Centro-leste do Sudão, foi preso e interrogado por oficiais de segurança. Osama Saeed Musa Kodi foi levado sob custódia em 19 de fevereiro pelo Serviço Geral de Inteligência. As autoridades disseram a Kodi que o cristianismo é "mau" e o acusaram de tentar "fazer lavagem cerebral em cidadãos sudanesas com a ajuda de organizações cristãs". Eles também ameaçaram matar o líder se continuasse a disseminar o evangelho.

Kodi é presidente de uma organização de jovens cristãos na capital do estado, Wad Madani, e tem apoiado a Igreja Sudanesa de Cristo (SCOC) em Tamboul, depois que o edifício foi destruído em um ataque incendiário em janeiro. Depois de consultar líderes muçulmanos locais, as autoridades retiraram a permissão para a reconstrução da igreja

Um dia antes de sua prisão, Kodi se reuniu com o procurador-geral do Sudão, que visitou o estado de Gezira. Na ocasião, eles planejaram uma coletiva de imprensa, mas seria no dia em que o cristão foi preso. O ministro de Assuntos Religiosos e Doações do Sudão, Nasr al-Din Mufreh, também visitou o estado para discutir a questão da igreja Tamboul com o governador e funcionários. No final de 2020, o governador de Gezira havia dado a quatro igrejas terrenos vazios para construir edifícios. 

A prisão de Kodi contrasta com os recentes movimentos do governo de transição do Sudão, que vem revertendo políticas que violaram a liberdade religiosa e outros direitos humanos sob o governo de 30 anos de Al-Bashir. Em março de 2020, Nasr al-Din Mufreh criou um comitê para investigar quatro ataques incendiários a um prédio da SCOC em Jabarona, uma grande comunidade nos arredores de Cartum. Em dezembro, nove pessoas foram julgadas por seu suposto envolvimento nos ataques.

Pedidos de oração

  • Interceda por Kodi, para que Deus o visite enquanto está detido, dando esperança e fé na libertação.
  • Ore pelo governo do Sudão, pedindo que o amor de Jesus chegue aos corações e eles parem de perseguir os cristãos.
  • Clame pelos seguidores de Cristo no país, para que não deixem de propagar o evangelho, mesmo diante da perseguição que enfrentam.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco