Portas Abertas • 30 out 2018
População cristã da Nigéria é constantemente abalada por conflitos (foto representativa)
Como noticiamos semana passada, o cristão Maiwada Galadima, líder do governo local de Adara (na Nigéria, há uma forma de organização política hierárquica, comum em sociedades não industriais, geralmente baseada no parentesco, em que a liderança formal é monopolizada pelos legítimos membros seniores) foi sequestrado junto com a esposa e o motorista deles quando voltavam para Kaduna, no dia 19 de outubro. Quatro pessoas foram mortas durante o sequestro.
A mídia da Nigéria reporta que o corpo dele foi encontrado na última sexta (26), lançado à margem da estrada no vilarejo de Kateri (conhecido por sequestros), apesar de a família ter pago o resgate. Sua esposa e o motorista foram libertados posteriormente. O governo impôs toque de recolher na região para impedir represálias. Um oficial do governo disse que Galadima era um homem de bem, que contribuiu para a paz e tranquilidade na região de governo e todo o estado de Kaduna.
Não se pode afirmar que o líder político tenha sido alvo por causa da fé, mas isso pode ter sido parte de uma tentativa de criar uma atmosfera de instabilidade às vésperas das eleições de 2019 e de provocar a comunidade cristã de Kaduna. Ore para que a paz seja restaurada na região e que o Senhor trabalhe na vida dos familiares enlutados. Interceda para que o governo seja capaz de manter a situação sob controle conforme as eleições se aproximam.
Leia mais
Conflito entre cristãos e muçulmanos na Nigéria
Leia também
Cristãos deslocados da Nigéria recebem provisões
Jovem vê dez pessoas da família serem mortas em ataque
“Sem sua assistência muitos de nós morreríamos de fome”
© 2025 Todos os direitos reservados