Líderes da igreja afirmam que o governo está elaborando nova lei relig

Portas Abertas • 30 mar 2015


30_Vietnam_0040004591

""O governo parece estar um pouco mais aberto para a discussão sobre a religião, mas não em relação às questões de direitos humanos"", disse Wang*, vietnamita líder de uma igreja do norte do Estado, à Portas Abertas. ""Em fevereiro passado, o pastor Jonathan* e eu nos encontramos com funcionários do governo, e nos foi dada a impressão de que as coisas irão melhorar.""

Wang afirmou que o governo está em processo de elaboração de uma nova lei sobre religião que irá substituir o decreto de dois anos atrás. ""[As autoridades] estão tendo uma nova abordagem agora"", continua. ""Acham que será mais benéfico trabalhar com os grupos religiosos, em vez de se opor a eles.""

""Pelo que ouvi, haverá menos exigência no reconhecimento de igrejas"", alegou Wang. ""Por exemplo, grupos que têm um bom histórico de 10 anos terão uma forte chance de ser reconhecidos."" De acordo com o Decreto 92, só são reconhecidas as igrejas que já existem há 20 anos.

""O governo tem observado como outros governos se relacionam com a religião organizada dentro e fora do país. Eles, de alguma forma, perceberam que há vantagem em praticar clemência"", acrescenta o pastor Jonathan, colega de Wang.

Apesar da posição mais acessível do governo, os pastores dizem que o Estado ainda tem ""medo"" da igreja: ""As coisas têm melhorado, mas não podemos dizer que a ameaça contra as igrejas tenha desaparecido completamente"", conta Jonathan. ""Eu acredito que ainda existe hostilidade contra os cristãos, mas reduzida, talvez. No ano passado, o governo viu o comportamento da igreja evangélica, e por causa da nossa boa posição, agora eles têm aceitado a reforma"".

Os pastores afirmam que a nova lei está prevista para ser concluída em maio deste ano, e será discutida pelos legisladores em novembro. Una-se a nós em oração pela melhoria na situação de liberdade religiosa no Vietnã, 16º país na Classificação da Perseguição Religiosa.

*Nomes alterados por motivos de segurança.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco