México: crianças cristãs sem acesso à educação

As 33 crianças em idade escolar de uma comunidade rural do México já estão um ano sem estudar pelo fato de os pais não terem pago taxas para a Igreja Católica

| 16/08/2019 - 16:30

Situação de crianças cristãs que já estão há um ano sem estudar é preocupante. Ore por elas (foto representativa)

Situação de crianças cristãs que já estão há um ano sem estudar é preocupante. Ore por elas (foto representativa)


Um grupo de famílias cristãs em Huejutla, no estado de Hidalgo, no México, está reivindicando acesso à educação para seus filhos pequenos. Um ano atrás, eles não puderam entrar na escola local. Em agosto de 2018 (início do ano letivo no México), as 33 crianças em idade escolar, todas pertencentes a famílias cristãs evangélicas, não puderam entrar na escola porque suas famílias não tinham pago às autoridades locais as taxas para as festividades católicas na comunidade de Coamila.

Na época, a Portas Abertas do México mediou um diálogo entre as famílias cristãs e os líderes locais, mas não chegaram a um acordo. O vice-secretário do governo da região de Huasteca se ofereceu para pagar as taxas impostas ao grupo, mas a oferta foi recusada pelas famílias cristãs. Estas alegaram que os líderes indígenas locais não poderiam forçá-las a participar de rituais católicos com os quais não concordam.

Na reunião, o grupo de cristãos decidiu se retirar da negociação quando o diretor de Assuntos Religiosos do governo de Huasteca ameaçou cancelar a permissão para ter uma associação cristã na região. Agora, um ano depois, o líder do grupo de cristãos está pedindo à Portas Abertas que intervenha para tentar chegar a um acordo novamente. A reivindicação deles agora é que as crianças sejam realocadas em outra escola, visto que os líderes indígenas excluíram qualquer possibilidade de admiti-los na escola da comunidade local.

Por causa dessa situação, as crianças ficaram um ano sem ter acesso à educação formal. Um grupo de jovens cristãos se voluntariou para dar aulas para eles em suas próprias casas de maneira informal. Ore por essas famílias cristãs do México, para que o Senhor intervenha nessa situação e seus filhos tenham acesso à educação. Peça por sabedoria para a equipe da Portas Abertas no México saber qual melhor caminho adotar para ajudar nossos irmãos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE