Morre soldado cristão no Egito

Portas Abertas • 11 ago 2017


A família de Joseph Helmy, de 22 anos, um soldado cristão morto no mês passado, afirmou que ele foi perseguido por causa da fé. Ele completou o treinamento no exército e foi enviado para as Forças Especiais de Al-Salaam, que fica numa estrada deserta do Cairo e, seis horas depois foi levado para o hospital, onde foi declarado morto.  As autoridades do exército alegaram que ele morreu logo após um ataque epiléptico, durante o qual ele se debateu repetidas vezes, mas a família disse que ele não teve antecedentes de convulsões e que todo o seu corpo estava coberto de hematomas.

Um relatório do hospital alega que os ferimentos sofridos apontam para um crime. Quatro soldados foram presos por suspeita de terem torturado Helmy. Familiares acreditam que eles tinham intenção de matar. Em 24 de julho, os soldados foram interrogados em tribunal, onde confessaram ter agido sob a instrução do oficial de supervisão, o capitão Mohammad Turk, mas ele não foi acusado por “falta de provas”.

“Nossa família temia um ataque do Estado Islâmico, mas meu filho não foi morto por jihadistas e sim pelos próprios soldados do estado, dentro de uma instituição do nosso país, que o hostilizou por causa de sua identificação religiosa”, lamenta o pai. O advogado que defende a família, Ramses Al-Nagar, apontou as semelhanças entre a morte de Joseph Helmy e a de Bishoy Kamel, que morreu em novembro de 2015 na mesma unidade.

O líder cristão da igreja onde Helmy era membro disse que o jovem era bom e amado por todos: “Ele era honesto, simples e teve um forte relacionamento com Deus. Ele estava planejando se casar em outubro. Mas agora ele é noivo no céu e está com Jesus Cristo. Que Deus venha consolar todos os familiares e amigos por essa grande perda”.

Leia também
Cristão morre em delegacia após interrogatório
Mais uma cristã é morta no Egito

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco