Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Muçulmanos proíbem classe de alfabetização em Bangladesh

Adultos serão expulsos do vilarejo se frequentarem aulas e aprenderem a ler

Publicado em 23 abr 2022

Mulheres aprendem a ler e a escrever em Bangladesh, apesar da oposição dos líderes locais (foto representativa)

Hoje é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, mas há milhões de pessoas no mundo que ainda não sabem ler. Por isso, a Portas Abertas atua também na alfabetização de adultos. Em Bangladesh, o projeto que capacita homens e mulheres a ler e a escrever teve um impacto significativo na vida dos alunos.

Em uma das classes, 15 pessoas se reúnem durante a noite para aprender o bengali. Apesar de cansados do dia de trabalho, os alunos demonstram prazer e entusiasmo durante as aulas. Mas em março de 2022, um grupo chefiado por líderes islâmicos decidiram impedir os vizinhos de frequentar o curso.

Todos os dias, os alunos são abordados pelos vizinhos, o que afetou a frequência nas aulas e tirou a paz de todos. Os aldeões visitaram a casa de cinco alunos e os ameaçaram para não comparecer mais à classe de alfabetização, pois aprender a ler e a escrever não seria bom para eles e poderia levá-los para o “caminho errado”.

Um dos alunos testemunhou a ameaça que recebeu: “Se você não nos ouvir e ainda for à aula, ficará isolado da sociedade. Você deverá deixar esta aldeia. Ninguém vai falar com você, e os aldeões não vão compartilhar nada com você”.

Até agora, cinco alunos pararam de frequentar as aulas e têm a vida monitorada pelos vizinhos. Um professor visitou alguns estudantes e soube que os líderes religiosos os pressionaram para não falar mais com a equipe de alfabetização.

De acordo com o professor, as ameaças afetam diretamente os alunos: “É muito difícil ignorar o comando das autoridades, pois os alunos são muito pobres e não podem lutar contra eles. O grupo pode fazer mal aos alunos se não seguirem suas ordens”.

A única saída para os alunos e parceiros da Portas Abertas é a intercessão. “Agora precisamos de oração para que Deus amoleça os corações dos aldeões e abra seus olhos para perceberem o valor e a importância da educação dessas pessoas desprivilegiadas”, pede o professor.

Pedidos de oração

  • Interceda pelos alunos da classe de alfabetização em Bangladesh, para que o Senhor os proteja e dê coragem para frequentar as aulas.
  • Clame para que os professores sejam guardados por Deus e consigam se posicionar de maneira sábia diante do grupo opositor.
  • Ore para que as pessoas e os líderes religiosos opositores sejam alcançados por Jesus e parem de ameaçar os aldeões que desejam aprender a ler e a escrever.

A Redação Portas Abertas Brasil é a equipe editorial com mais de 40 anos de atuação na cobertura da perseguição aos cristãos no mundo. Publica notícias baseadas em relatos diretos de correspondentes e cristãos locais em mais de 70 países. Nosso processo editorial é baseado em verificação, contextualização e avaliação de riscos. A identidade das fontes é preservada quando há risco de segurança, sem comprometer a veracidade dos fatos.

Notícias relacionadas

Alfabetização, Bangladesh, Notícias","include_children":"true"}],"exclude_current_post":true,"useQueryEditor":true,"signature":"2f3fe6f0f6e3cf198d0b8c09b33d6f91","user_id":3,"time":1773423082,"post__not_in":[17066],"orderby":"date","order":"DESC","tax_query":[{"taxonomy":"post_tag","field":"slug","terms":["bangladesh"],"operator":"IN"}],"paged":1}" data-original-query-vars="[]" data-page="1" data-max-pages="35" data-start="1" data-end="3">